Desde o início do ano, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) conta com um novo modelo. Isso ocorre em função da necessidade de adequação a uma resolução apresentada pelo Conselho Nacional de Trânsito. Em Içara, a nova versão do documento já começou a circular, em especial as pertencentes àqueles motoristas que estão tirando a primeira habilitação ou então que estão realizando a renovação neste momento.
“Já há alguns dias temos este novo modelo chegando com as novas habilitações que são realizadas em Içara e diante disso agora a tendência é que todas venham assim, para que aos poucos o modelo antigo possa deixar de circular, o que é a pretensão dentro de alguns anos”, comenta o supervisor da Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Içara, Saulo Costa.
O novo modelo possui alguns itens adicionais. Entre eles, um código de barras personalizado, mais elementos em relevo e em microimpressão, como o guilhoche (tarja no topo do documento). Com o código de barras, o Contran acredita que os agentes de trânsito poderão consultar o documento de forma mais rápida, utilizando um aplicativo no celular. Além disso, dois novos números passaram a ser incluídos na CNH, sendo os registros de identificação nacional e estadual. Outra questão passa ser a existência do mapa do estado em que foi expedido o documento.
Especial Jornal Gazeta