Dar vida aos sonhos das crianças e mostrar a importância de viver a infância, são alguns dos objetivos do Projeto Presença, desenvolvido pelo Sesi e que conta com apoio voluntário das mães do departamento de Fomento a Atividades Inclusivas (FAI) e da Secretaria de Educação de Içara. De acordo com a vice-presidente da FAI, Geórgia Bolsoni Serafin, o projeto consiste em costurar bonecos de pano de acordo com os desenhos produzidos por crianças da Educação Infantil. Com a temática “Coração valente pela paz”, a ação quer marcar a “presença” do olhar dos pequenos por toda a cidade por meio de bonecos.
“Após o recebimento do desenho pela equipe do Sesi de Criciúma, entra a parte do voluntariado que é quando nossas mães entraram em ação. Munidas de todos os materiais necessários, e com muito amor, os desenhos vão ganhando vida e se tornando lindos bonecos. De forma simbólica, eles são chamados de “mensageiros da paz”. Em todas as etapas da produção, nós refletimos sobre o objetivo do projeto que é o amor ao próximo e a solidariedade”, ressalta Geórgia.
O projeto também tem como premissa revelar as diferentes ideias acerca do olhar infantil, e dos lugares onde as crianças habitam. “A criança entende bem o conceito. E para eles, ver os desenhos transformados em realidade é surpreendente. As mães estão tendo esse cuidado, e fazendo o trabalho o mais próximo da ideia dos alunos”, pontua a presidente da FAI, Ceneli Freitas Gastaldon.
Colaboração: Tânia Giusti/Imprensa PMI