Ondas de 3,5 metros na série clássica da Praia do Cardoso, no Farol de Santa Marta, em Laguna. Cenário perfeito para o Desafio Mormaii de Ondas Grandes, com estrelas do esporte internacional como Carlos Burle. Mesmo com o tempo nublado e o frio, a presença do público na quarta-feira, dia 2, foi grande e a praia lotou. Estudantes da Escola Estadual Santa Marta chegaram a ser liberados para ver de perto seus ídolos.
O campeonato iniciou com seis baterias de 40 minutos. A final fechou o torneio com chave de ouro com um confronto de gerações com Lapo Coutinho, Alemão de maresias, Caio Vaz, Fábio Gouveia e Rafael Becker. Melhor para Lapo, que ficou com o título e provou que está no caminho certo na categoria das grandes ondas, um sentimento ainda mais especial de vencer o desafio enfrentando ídolos, que ele fez questão de cumprimentar antes de entrar na água.
Para o bicampeão brasileiro de ondas grandes Carlos Burle, o evento é a continuação de um trabalho feito há algum tempo fora do Brasil com o respeito adquirido pelos atletas brasileiros. “É como plantar uma sementinha que agora começa a germinar com estes belos resultados”, analisa Burle.
Thiago Jacaré, um dos organizadores do evento, não tinha palavras para descrever a emoção da realização de um campeonato de alto nível no país. “Não tem como não ficar emocionado. Foi uma batalha fazer e uma satisfação acima do normal ver tudo isso” garante Jacaré. A lenda Fábio Gouveia enalteceu a competição de ondas grandes com uma nova fase do surfe, que tende a crescer.
Colaboração: Guto Kuerten/Agência RBS