No dia 6 de julho, a Secretaria de Estado Saúde chegou a informar que o recurso de R$ 500 mil para a construção da Casa Rosa, em Içara, já havia sido destinado em parcela única para a prefeitura, que então se encarregaria de repassá-lo às entidades responsáveis pela obra. Um mês depois, no entanto, o dinheiro não chegou aos cofres do município.
De acordo com o secretário estadual da pasta, Acélio Casagrande, a decisão sobre como e quando as verbas serão repassadas pode ocorrer nos próximos dias. “Essa questão está se desenrolando e acredito que ainda esta semana teremos novidades sobre o assunto. Vamos cumprir o compromisso”, assegura.
A informação mais recente é de que o valor seria liberado em cinco parcelas de R$ 100 mil. Conforme o prefeito Murialdo Gastaldon, o Estado não conta com a possibilidade de fazer convênio diretamente com a entidade para a destinação do dinheiro. Desta forma, uma alternativa que surgiu foi a prefeitura intermediar esses recursos.
A Casa Rosa é um projeto idealizado pela Rede Feminina, pela Associação das Mulheres Amigas do Peito (AMPI) e pelo Bercinho dos Anjos. O terreno para a construção da sede está situado no bairro Primeiro de Maio e foi doado pelo município. Sem o dinheiro do Estado, a obra tem somente a pedra fundamental, lançada em outubro.
Especial Jornal Gazeta