Com apenas dois postulantes ao executivo municipal, a campanha majoritária de Balneário Rincão tem de um lado os simpatizantes de Décio Góes (PT), que avaliam positivamente o mandato e buscam dar continuidade as ações em andamento e de outro, a oposição liderada por Jairo Custódio (PMDB), que busca a mudança no jeito de governar a cidade com pouco mais de 12 mil habitantes. E foi justamente essa polarização que marcou o primeiro debate realizado pela Rádio Difusora na manhã de segunda-feira, dia 29.
Primeiro bloco
Assim como aconteceu nos programas com os candidatos de Içara e Criciúma, o primeiro bloco foi destinado à apresentação dos postulantes ao cargo de prefeito. Por sorteio, Góes foi o primeiro a falar. “Sou Décio Góes, casado, tenho dois filhos e dois netos. Sou arquiteto e prefeito, com o Olírio Lino, que hoje assume o cargo, para que eu possa fazer a campanha com mais tranquilidade”, iniciou o petista. Lino tomou posse como prefeito no mesmo dia e permanecerá na interinidade até depois das eleições.
“Sou candidato à reeleição com o empresário Naelti Vianna (PP), numa composição com PT, PP PDT e PC do B, com uma ampla chapa de vereadores de todos os setores, que se apresentam e pedem seu voto. Tivemos uma preocupação muito grande com a instalação do município e implantamos todos os serviços básicos de saúde, educação e assistência social”, continuou Góes.
“Preparamos também um conjunto de projetos para dar um salto de qualidade no desenvolvimento de Balneário Rincão, como se preparássemos a casa para depois receber visitas. A partir do Plano Diretor, que mandaremos para a Câmara em outubro, queremos evoluir de veranismo para uma cidade de turismo”, afirmou o candidato do PT.
Depois foi a vez do peemedebista se apresentar. “Meu nome é Jairo Custódio, nosso candidato a vice é Luiz Laurindo, um jovem empreendedor de Pedreiras e de família tradicional e respeitada na comunidade. Representamos a experiência e renovação. Estamos preparados para governar bem e com responsabilidade”, disse.
“Vamos trabalhar todos os dias para promover o desenvolvimento econômico e social, fazendo o comércio renascer e gerar empregos. Investiremos mais em saúde e consolidaremos o perfil turístico do nosso município, garantindo oportunidades e maior qualidade de vida. Somos um município que parou no tempo e juntos queremos recuperar esse tempo perdido. Vamos construir um Rincão melhor para todos”, completou Custódio.
Segundo bloco
O segundo bloco do debate foi reservado às respostas a temas específicos. Na etapa seguinte, Décio Góes e Jairo Custódio tiveram a oportunidade de questionarem um ao outro sobre qualquer tema. O candidato do PMDB perguntou ao adversário sobre quantas empresas se instalaram na cidade e o número de empregos gerados durante o governo petista.
“Em outubro deve ir à Câmara o Plano Diretor que, aliás, você não participou de nenhuma audiência pública. Isso vai atrair investimentos, já que vamos incentivar a construção civil, inclusive com a criação de fundos. Temos empreendimentos em andamento nas zonas Sul e Norte, distrito industrial e outras empresas que se instalaram na cidade e outras que ampliaram seus negócios”, respondeu Góes, que foi contestado por Custódio.
O petista permaneceu na questão de empregos, porém, quis saber do adversário quantos cargos ele achava existirem na prefeitura e qual seria o ideal. “Temos dados que foram mandados projetos para criação de mais de 500 cargos. Eu, como prefeito, fiz o levantamento de que são necessárias 250 pessoas para o funcionamento do município. Você elevou isso para 550. A prefeitura não pode ser cabide de empregos, temos que ser criativos para atrair empresas e eventos e fortalecer nossos comerciantes”, disse Custódio. Góes, por sua vez, respondeu que o número de contratações atende a legislação.
Todo o debate foi transmitido ao vivo, em vídeo, pela página da emissora no Facebook e pode ser assistido a qualquer momento na internet.
Especial Jornal Gazeta



















