domingo, 14 julho, 2024
Ultimas noticias

Curso Online Gratuito para Professoras do Sul Catarinense: Oportunidade do Programa Caminhos para a Cidadania

O Instituto CCR, em parceria com a CCR ViaCosteira, está oferecendo um curso online gratuito focado na criação de comunidades leitoras para capacitar professoras do sul de Santa Catarina. O Programa Caminhos para a Cidadania, voltado para professores do Ensino Fundamental I, visa incentivar hábitos de leitura desde a infância. O curso estará disponível de 26 de abril a 30 de setembro, e os materiais educativos podem ser acessados no site do programa por todas as professoras interessadas.

 

O material didático, alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) da ONU, busca desenvolver o aspecto socioemocional dos estudantes. “Estamos comprometidos em fortalecer a formação dos professores e garantir que eles se tornem verdadeiros agentes da transformação,” destaca Ariane Teles, analista de Responsabilidade Social do Instituto CCR.

 

O curso, além de promover a leitura, abordará temas como Cidades Sustentáveis e Cultura Digital, preparando as educadoras para os desafios contemporâneos da educação. O programa também promove o Prêmio Caminhos para a Cidadania, que valoriza projetos inovadores na área educacional. Em 2023, 10 escolas serão premiadas com R$ 30 mil cada, reconhecendo iniciativas transformadoras. Recentemente, o programa capacitou 30 professoras do município de Paulo Lopes. Um dos destaques foi o projeto “Reciclar, plantar, criar e aprender é uma Boa’ventura” da professora Giseli Noemia Marcos, premiado por sua inovação e impacto positivo. “Estamos emocionados e gratos por receber este reconhecimento. Nosso projeto visa não apenas ensinar, mas também inspirar uma nova geração de cidadãos conscientes e engajados com o meio ambiente,” disse a professora Giseli.

Prêmio Caminhos para a Cidadania

Anualmente, o Instituto CCR promove o Prêmio Caminhos para a Cidadania com o propósito de identificar e valorizar experiências transformadoras na área educacional, em concordância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para participar, os interessados precisam enviar uma sugestão de projeto/ideia que gostariam de implementar em sua unidade escolar. As inscrições estão abertas de 16 de abril a 10 de julho e podem ser realizadas por meio do site:  www.caminhosparaacidadania.com.br.

 

A premiação reconhece inovações no trabalho de educadores do Ensino Fundamental I das redes públicas municipais de ensino. Em julho, após a análise de cada projeto apresentado, 10 escolas serão premiadas com o valor de R$ 30 mil.

Cenário da leitura no Brasil

De acordo com a pesquisa Retratos de Leitura no Brasil, desenvolvida pelo Instituto Pró-Livro, Itaú Cultural e IBOPE Inteligência, com dados de 2019, o país tem uma média anual de 4,96 livros lidos por habitante. Desses, apenas 2,43 são lidos do começo ao fim. Em comparação aos países com os maiores índices de leitura – Finlândia (14 livros), Canadá (14 livros) e Coreia do Sul (10 livros) – o levantamento evidencia uma problemática sobre os hábitos dos brasileiros e o quanto a falta de interpretação de texto pode afetar diversos âmbitos sociais, interferindo no avanço das áreas culturais, econômicas e educacionais. Neste contexto, o Instituto CCR fortalece a comunidade escolar ao oferecer ferramentas para que os educadores fomentem a compreensão crítica de seus alunos em todos os campos do conhecimento. Além do material sobre comunidades leitoras, o programa abordará as temáticas de Cidades Sustentáveis e Cultura Digital.

Serviços

Caminhos Para a Cidadania

Novidade: novo curso disponível e Prêmio Caminhos para a Cidadania

Público-alvo: Professores do Ensino Fundamental I

Disponibilidade: Recursos educacionais para os professores interessados em: www.caminhosparaacidadania.com.br

 

Colaboração: Comunicação da CCR ViaCosteira  

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis