domingo, 14 julho, 2024
Ultimas noticias

Curso de Ciências Biológicas da Unesc promove atividades de Extensão em Cocal do Sul com foco na prevenção à Dengue

Foto: Divulgação

Quatro escolas do município de Cocal do Sul receberam, nessa terça-feira (12/09), acadêmicos da Unesc para atividades de Extensão. Estudantes da 4ª fase do curso de Ciências Biológicas, por meio da disciplina de Zoologia de Invertebrados II, as ações nas escolas Recanto Feliz, Francisca Búrigo, Helena Savi e Zilda Búrigo.

Conforme a coordenadora adjunta do curso, Mainara Figueiredo Cascaes, as ações foram desenvolvidas em conjunto com o Programa de Saúde na Escola do Município e tiveram o objetivo de levar às crianças, de zero a 14 anos, conhecimento sobre a dengue de forma lúdica e divertida.

Teatro de fantoches, jogos de tabuleiro, contação de histórias, desenho e atividades sensoriais, além de palestras e entrega de folders fizeram parte das atividades realizadas pelos mais de 30 acadêmicos.

“Ações como esta são essenciais para aproximar o acadêmico da realidade do processo de educação ambiental em espaços formais de aprendizagem. Interagir com públicos de diferentes idades facilitando o acesso ao conhecimento científico produzido e aprendido na Universidade é um diferencial da Graduação Multi Unesc”, destaca Mainara, orientadora da ação.

Para ela, atividades como essa estimulam a Pesquisa e o embasamento teórico, mas também desenvolvem habilidades socioemocionais, como afeto, empatia, trabalho em equipe e liderança, essenciais para o futuro profissional.

Na visão da diretora da Escola Recanto Feliz, Thais Albino Olivier, a informação será sempre base de prevenção. “Ações educativas como essa realizada em parceria com a Secretaria de Saúde e Unesc contribuem na divulgação de temáticas importantes com impacto familiar e social”, aponta.

Ao idealizar a ação, conforme o coordenador do Programa Saúde na Escola de Cocal do Sul, Marco Aurélio Justo Pereira Santos, a proposta era a eliminação de criadouros de mosquito e a educação da população para controlar a propagação do vírus.

“Como gestor do Programa Saúde na Escola do Município de Cocal do Sul, conjuntamente com o Curso de Ciências Biológica, elaboramos algumas atividades com o objetivo de sensibilizar e motivar a comunidade escolar, contribuindo, assim, para a diminuição da transmissão da doença. Esse tipo de ação também colabora na formação integral dos alunos gerando hábitos saudáveis que podem perdurar ao longo de suas vidas”, completa.

Colaboração: Agecom

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis