A ação faz parte do programa do MPSC, formatado para que Promotores de Justiça possam interagir com jovens e crianças em sala de aula, promovendo a educação e a conscientização acerca de valores e temas relevantes ao convívio social, além de proporcionar uma melhor compreensão sobre a atuação do Ministério Público.
“Eu gostei bastante da palestra, ela me ajudou a ter uma visão melhor sobre a sociedade, e eu aprendi também várias coisas sobre como ter ética, não praticar bullying, e isso me fez ter uma visão diferente sobre a maioria das coisas que eu tinha”, comentou o estudante Henrique Quadros sobre a palestra ministrada nesta sexta-feira (27/9) pelo Promotor de Justiça Guinter de França Nast. A ação faz parte do projeto Cultivando Atitudes, do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC).
Henrique foi um dos muitos alunos dos 5º e 6º anos da escola Ângelo Zanellato que participaram ativamente do bate-papo promovido em Içara. A ação faz parte de um programa estadual do MP catarinense, formatado para que Promotores de Justiça promovam debates com os alunos, com o propósito de educar e conscientizar sobre valores e temas relevantes ao convívio social, além de oferecer esclarecimento a respeito da atuação do Ministério Público.
Durante a palestra, os estudantes ouviram sobre temas como bullying, meio ambiente, ética, violência e impostos, além de compartilharem suas experiências e vivências e tirarem inúmeras dúvidas. “Eu saio daqui muito feliz e realizado. Fui extremamente bem recebido pela direção da escola e, principalmente, pelas crianças. É muito bom ver como o Ministério Público pode também ocupar um espaço dentro da escola e plantar essa semente de boas atitudes, de atitudes que transformarão a vida e as experiências dessas crianças, que são a geração do agora, mas que estão sendo preparadas para o futuro”, pontuou Guinter.
A diretora da escola, Daniela Cechinel, conta que os temas abordados na palestra estão alinhados com o que tem sido trabalhado na instituição. “O projeto Cultivando Atitudes vai ao encontro de tudo que a gente já costuma tratar dentro do colégio. E quando eles recebem a visita de alguém assim, especializado nos temas, isso prende ainda mais a atenção deles, faz com que eles absorvam mais as informações e que levem para as suas vidas com mais facilidade aquilo que já trabalhamos aqui e foi reforçado hoje. Vi, ao final, com as carinhas deles e a quantidade de palmas empolgadas que foi de grande valia para a vida deles”.
Lembranças que serão plantadas
Ao final da conversa, os estudantes receberam um material didático que incluía um kit com uma mochila ecológica, um marca-páginas com mensagens do projeto, folders que explicam as atividades do MPSC, um estojo e um lápis-semente. Nos diversos modelos de lápis-semente, estão impressas frases de incentivo à cidadania. Na ponta do lápis, encontram-se sementes de plantas frutíferas que podem ser plantadas pelos alunos após o uso do material.
O programa foi cuidadosamente elaborado para que Promotores de Justiça possam interagir com jovens e crianças em sala de aula, promovendo debates sobre problemas sociais e repassando aos alunos noções de cidadania e informações sobre a atuação do Ministério Público.
O Cultivando Atitudes é coordenado pelo Grupo de Valorização da Ética e da Cidadania (GVEC) do MPSC e foi recentemente reativado pelo Procurador-Geral de Justiça, Fábio de Souza Trajano. O grupo tem o propósito de promover a educação e conscientização acerca de valores e temas relevantes ao convívio social, bem como melhorar a compreensão da população em relação à atuação do Ministério Público catarinense.
Colaboração: Comunicação MPSC