Não, os problemas do Brasil não são causados pelo futebol. E sim, neste domingo liguei a televisão para ver a Seleção Brasileira jogar. Aliás, venho ligando a TV com frequência desde a última quinta-feira, quando começou mais uma edição da Copa do Mundo de Futebol. Sim, os problemas do Brasil são gigantescos. E não, o futebol não é culpado por esses problemas.
Nos últimos dias, tenho visto muitas pessoas reclamando, dizendo que nós, brasileiros, não deveríamos ver a Copa do Mundo em função da grave crise que o país passa. Meu irmão, gostaria de apenas fazer uma pergunta: qual é a culpa que o futebol tem em todo este aspecto? Todas as respostas que escutei até o momento para esta simples pergunta, nenhuma me convenceu.
Se o Brasil passa por todos esses problemas, é por culpa daquele cidadão que não liga para política. É culpa daquele cidadão que não quer buscar mais informações sobre economia. É daquele cidadão, que não coloca a cara a tapa para lutar por um ideal. A culpa é daquele cidadão que vende o voto por um vale de gasolina. Se o país está passando por maus momentos, é porque temos maus gestores e isso é apenas reflexo de termos maus eleitores, de maus cidadãos.
Explanei aqui qual é a causa dos problemas desse país de um futuro próspero que nunca chega e em nenhum momento chegou a algo que o futebol cause. Então não venha dizer que a culpa é do futebol. A culpa pode ser de várias situações, mas não de um esporte que gera saúde, bem-estar e amplia o convívio entre as pessoas.
Diante disso, tem aqueles que dizem que o futebol tira o foco dos brasileiros. Somente tenho que rir com esse tipo de declaração. Eu discuto futebol diariamente, da mesma forma como converso sobre política. Sou um apaixonado por futebol, e em nenhum momento por causa disso deixo de estudar, de me informar e de debater sobre questões político-econômicas. Mais uma vez volto a dizer: a culpa de tudo isso, é o fato de termos maus cidadãos.
Então, meus caros amigos, não venham culpar o futebol por tudo que estamos vivendo. Se você não gosta de futebol, é simples: desligue a televisão, não acompanhe sites que falem sobre este assunto. Apenas faça isso, apenas não acompanhe, mas jamais culpe o futebol pelo fato de termos um país com péssimas estradas, com saúde pedindo socorro, com uma educação que deixa a desejar, com segurança pública que não consegue suprir às necessidades.
Volto a dizer: a culpa não é do futebol.
Por ora era isso.
Agradeço a todos pela leitura.
Lucas Heckler – Cronista esportivo e acadêmico de Educação Física
Facebook.com/BlogLucasHeckler
Facebook.com/lucasheckler
Instagram.com/lucasheckler
lucasgheckler@gmail.com