A regra básica no momento em que um veículo tem algum dano em meio a rodovia, que o impeça de prosseguir viagem, é colocar o carro no acostamento. Mas há locais em que a área de escape simplesmente não existe, para que o motorista possa deixar seu carro sem correr risco de acidente ou de causar problemas a quem também trafega pela via. Por conta disso, a polícia orienta sobre alguns cuidados a serem tomados.
“Quando um veículo está danificado e o motorista coloca o carro para o acostamento, ele deve imediatamente fazer a sinalização, para que os demais condutores que venham em seguida possam perceber que nas proximidades há um carro com problema. E a situação não é diferente para os casos em que não há acostamento”, coloca o comandante da Polícia Militar Rodoviária (PMRv) do bairro Liri, em Içara, Adilson de Oliveira.
Ele destaca que, em casos assim, o veículo deve sempre ser deixado o mais à direita possível. “Os motoristas devem ficar cientes de que no carro há o triângulo de segurança. Ele deve, junto com o alerta ligado, ser instalado de forma rápida. Logo que instalar esse equipamento, como estará prejudicando a livre circulação, tem que informar os órgãos fiscalizadores da situação e também tomar a providência para que seja removido o mais rápido possível”, declara a autoridade policial.
Especial Jornal Gazeta