O vereador de Criciúma, Daniel Antunes (União Brasil) foi afastado do cargo por 180 dias em decisão que faz parte dos encaminhamentos da Operação “Caronte”, deflagrada nesta segunda-feira (5) para combater a atuação de possível organização criminosa nos serviços funerários do município. A operação foi deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) e o Grupo Especial Anticorrupção (GEAC) em apoio à Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos do Ministério Público de Santa Catarina.
De acordo com o Blog de Adelor Lessa, o presidente da Câmara, vereador Jair Alexandre já determinou a convocação do suplente, que seria Jeferson Monteiro, preso na mesma operação. Pelo regimento da casa, é necessário aguardar 48 horas e só depois é possível convocar o segundo suplente, Paulo da Farmácia. Como faltam menos de 180 dias para encerrar o mandato, o vereador Daniel Antunes não deve mais assumir nessa legislatura.
O cumprimento das ordens judiciais ocorreu nas cidades de Criciúma, Florianópolis, Içara, Itapema, Jaraguá do Sul, Palhoça, São José, além de Itati/RS. Ao todo, foram cumpridos sete mandados de prisão preventiva, 38 mandados de busca e apreensão, além do afastamento do cargo público de dois investigados.