domingo, 18 janeiro, 2026
Ultimas noticias

Criciúma tenta evitar pior degola da história

Desde quando o Campeonato Brasileiro passou a ser disputado no sistema de pontos corridos, o Criciúma oscilou entre a primeira, segunda e terceira divisões. O rebaixamento na Série A deste ano representa o quarto desde a década passada. Ainda, tende a ser o mais doloroso, porque pode ser o de pior campanha de rebaixamento da história recente do clube. O Tigre tem 28,7% de aproveitamento dos pontos disputados. Nas outras ocasiões, o clube conseguiu superar os 30%.

A pior campanha ocorreu em 2005, quando o clube foi rebaixado à Série C. Naquela ocasião a segunda divisão tinha uma primeira etapa classificatória, em que os 22 times se enfrentavam em turno único. Os rebaixados foram conhecidos ao final dos primeiros 21 jogos e o Tigre, com a 21ª colocação, caiu junto de Caxias-RS, União Barbarense e Anapolina. A campanha teve seis vitórias, um empate e 14 derrotas. O Criciúma marcou 24 gols e sofreu 45, e com aproveitamento de 30,1%

O segundo rebaixamento à Série C ocorreu no segundo ano desde o retorno à segunda divisão. Em 2008 a campanha foi um pouco melhor, com 35,9% de aproveitamento. A campanha na competição disputada no mesmo formato da atual (20 clubes em turno e returno) teve 11 vitórias, oito empates e 19 derrotas, com 40 gols marcados e 54 sofridos.

O rebaixamento anterior à Série B foi em 2004, e foi consumado na última derrota, quando o Tigre empatou em 3 a 3 com o Coritiba no Heriberto Hülse. A igualdade foi um das 11 na trajetória, que também teve 13 vitórias e 22 derrotas, com 61 gols marcados e 78 sofridos. O aproveitamento foi de 36,2%.

Colaboração: João Lucas Cardoso/Globo Esporte

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis