Após a humilhação no meio da semana contra o Santo André pela Copa do Brasil onde o Tigre catarinense foi goleado, até o mais otimistas dos torcedores tricolores apostava em outro revés perante o Avaí na Ressacada. Esta descredibilidade vinha somada ao fato de que a quatro partidas o Criciúma não conseguia vencer, além da ausência de dois dos seus melhores jogadores: Foguinho e Eduardo.
O Avaí menosprezou o Criciúma E.C.
Vindo de uma vitória em um clássico contra o Figueirense, brigando pela liderança do campeonato e com uma equipe muito mais qualificada, o Avaí menosprezou o Criciúma E.C e pagou caro por isso. Poupou seus jogadores mais importantes, escalou um meio campo lento que tinha muito domínio na posse de bola, mas sem efetividade. Quando resolveu por à campo seus melhores jogadores, estes não tiveram tempo suficiente de ultrapassar a retranca tricolor.
Reforços de peso: Gum, Agenor e Kaike
Três contratações nesta última semana animaram e muito a maior parte da torcida tricolor. Um fato novo por parte da direção que estancou o início de revoltas e protestos que começavam a ganhar força nos arredores do Heriberto Hüilse. Mesmo ciente que ainda precisa-se de no mínimo mais uns três reforços deste peso para qualificar o elenco carvoeiro, a torcida mais uma vez volta a acreditar no time.
A chegada de um Xerife campeão
Gum é um zagueiro conhecido do futebol brasileiro que teve seus momentos áureos no Fluminense onde se destacou defensivamente por uma marcação sem fazer faltas e ofensivamente pelos seus muitos gols de cabeça. Com sua liderança e experiência vai somar muito ao jovem elenco tricolor que necessita de uma referência e amadurecimento.
Vamos comemorar!
É claro que o Criciúma não apresentou um grande futebol, que todos os problemas não podem ser esquecidos e que o planejamento tardio pode muitas vezes prejudicar o trabalho de um ano todo. Todavia, esta vitória fora de casa precisa ser muito comemorada. Mostra que a raça e a disposição muitas vezes podem superar a qualidade técnica, mas não podem ser o único recurso de uma equipe que busca títulos e acessos.
Dois bons goleiros
Com a chegada de Agenor, muitos questionamentos surgiram quanto a necessidade desta contratação e como chegará fisicamente este jogador. Claro que são outros tempos, Agenor teve passagens sem o mesmo destaque por outros clubes do Brasil, mas todos eles de ponta do futebol brasileiro. Chega com uma bagagem importante em um clube onde fez história.
A sombra
Muitas vezes a chegada de um bom jogador, a “sombra” como se diz no futebol, otimiza o potencial dos jogadores, que passam a trabalhar com mais seriedade nos treinamentos, saem da zona de conforto e buscam a evolução para garantir sua posição. Sei que ainda é cedo pra isso, mas coincidentemente, Gianezini foi o melhor jogador do Tigre logo após o anuncio da contratação de um novo goleiro.
O recomeço!
Bruno Oliveira, muito criticado após a partida de Santo André, acolhido aos prantos pelos jogadores mais experientes e comissão técnica ainda no vestiário em São Paulo, merece o destaque pelo futebol exibido neste domingo. Bruno vinha fazendo um péssimo campeonato e ontem foi muito seguro em sua apresentação. Defensivamente anulou todas as jogadas avaianas naquele lado do campo.
Baita jogo!
Christofer foi um verdadeiro pitbull. Soberano na marcação, nosso volante, não perdeu uma jogada no um a um e quando mais o time precisava, colocava a bola no chão dando tranquilidade à equipe carvoeira que em muitas vezes virava refém dos balões e chutões. Um jovem jogador que bem orientado pode ser mais um talento promissor oriundo das categorias de base.
A dois pontos do líder
A dois pontos do líder o Criciúma enfrenta na próxima semana mais uma camisa pesada do futebol Catarinense. Vai a Chapecó enfrentar o Verdão do Oeste que embora venha fazendo uma campanha horrível é um time com potencial, tem um ótimo treinador e tradição. Não acredito que a Chapecoense continuará por muito tempo nesta má fase, só espero que sua reabilitação não se inicie na próxima rodada.
Ótima semana a todos até a próxima Cornetada de 2ª.
