Criciúma receberá a 6ª edição do Tactical Combat no próximo dia 25

Texto: Marcelo Becker

Criciúma receberá dezenas de atletas policiais, bombeiros e militares para o 6º Tactical Combat, competição de jiu-jitsu que acontece no dia 25 de outubro. No evento, os participantes lutam fardados com seus uniformes operacionais em um ringue de terra, simulando as condições adversas de um campo de batalha ou confronto real de uma ocorrência policial. A programação acontecerá no ginásio da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) e tem o apoio da Prefeitura de Criciúma como parte da programação do centenário de emancipação político-administrativa do município.

A entrada do público é gratuita, com a doação de um quilo de alimento não-perecível. As lutas começarão às 19h30, após a tradicional pesagem dos atletas e entrevista coletiva dos organizadores.

São aguardados atletas de São Paulo, Ceará, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Paraná, Goiás e Mato Grosso do Sul, além de competidores dos Estados Unidos, França e Argentina. Um policial da SWAT de Nova York, unidade de elite da polícia americana, confirmou presença no evento.

Com regras próprias que priorizam a finalização, os participantes competem em uma área de luta coberta com barro e pedra, formato desenvolvido para simular um ambiente de guerra ou uma ocorrência policial no combate corpo a corpo.

Para a presidente da Fundação Municipal de Esportes (FME) de Criciúma, Robinalva Ferreira, o Tactical Combat vai despertar a atenção dos simpatizantes do jiu-jitsu por ser algo novo. “É uma novidade no meio esportivo que, com certeza, vai atrair a atenção de muita gente. O perfil dos competidores, com convidados do exterior, e o ambiente de luta com lama e pedras, também são atrações diferenciadas na vinda dessa competição em Criciúma”, destacou.

 

Programação

 

O evento será dividido entre o Card Preliminar, o Card Principal e as disputas exclusivas do GP The Baddest Cop. Ao todo serão 14 lutas.

Grand Prix The Baddest Cop: duas lutas eliminatórias do GP acontecerão durante o card. Os vencedores se enfrentarão na luta principal – Final do GP, disputando o cinturão de The Baddest Cop, que consagrará o policial mais bravo da noite.

Cards Tactical Combat: as demais lutas compõem o card da 6ª edição do Tactical Combat, com confrontos que incluem atletas de forças especiais, polícias civis e militares e representantes internacionais.

Luta Principal do Card: o principal confronto do evento será entre Alex Sodré e Alysson “Macaco”, que encerra o card principal em um duelo técnico e bastante aguardado pelos simpatizantes do evento.

Na sexta-feira (24), haverá também uma competição de tiro entre competidores brasileiros e estrangeiros. Esse evento será fechado ao público, mas com transmissão ao vivo pelo canal oficial no Instagram.

Além da parte competitiva, o Tactical Combat também terá algumas ações sociais. Haverá arrecadação de alimentos para a Cruz Vermelha de Criciúma, e doação de um fuzil para a Polícia Militar de Criciúma, além da presença do Projeto Pitbull Warriors, que tem atividades em Itajaí e Itapema com foco na atenção e cuidados de resgate e adoção de cães dessa raça.

 

Origem do evento

 

A ideia do Tactical Combat nasceu do jiu-jitsu e da cultura operacional. Com base na sua experiência no Exército e com décadas de dedicação ao jiu-jitsu, o idealizador Juliano Ninja vislumbrou uma plataforma onde o valor não estava na simples vitória, mas na troca de experiências e no teste de capacidade sob estresse. Hoje, o Tactical Combat é prestigiado em mais de 70 países através de vídeos no canal oficial no YouTube com mais de meio de milhão de visualizações.

O evento rapidamente cresceu de uma iniciativa local para um fenômeno nacional e internacional, atraindo participantes de vários estados brasileiros e de países como Argentina, França, EUA e Polinésia Francesa e se consolidou como o principal palco de combate policial e militar do mundo.

O evento já recebeu convites para ser realizado em estados como São Paulo e Goiás. Sua evolução é impulsionada por um único propósito: dar honra a quem tem honra, reconectando a sociedade com seus heróis, os policiais, por meio do esporte e da coragem.

 

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis