Estão abertas as inscrições para a etapa de Criciúma do Circuito de Formação em Colagem Analógica e Digital – técnica, composição e mercado, que acontece no sábado, dia 22. A oficina é gratuita e será ministrada pelo artista e designer de Rio do Sul, Diego Oliveira, no espaço da Fundação Cultural de Criciúma, das 9h às 18h.
Segundo Diego, o projeto Colagem SC convida o participante a mergulhar em um universo onde o caos se organiza em poesia visual. “Serão oficinas gratuitas, com oito horas presenciais, unindo teoria e prática. Vamos explorar a arte da colagem, do analógico ao digital, passando pelo mundo gráfico e pela animação”, explica.
Além de Criciúma, o projeto já passou por Itajaí e Rio do Sul, e ainda seguirá para Chapecó, com a mesma carga horária presencial. Também será realizado um encontro on-line para promover conexões e networking entre os participantes de todo o estado.
De acordo com a produtora do projeto, Maria Teresa Piccoli, são oferecidas 30 vagas por cidade, e haverá lista de espera. Todos os materiais necessários estão inclusos, como tesouras, papéis, revistas e gelli plate. A oficina é voltada para profissionais da área, como artistas, designers, videomakers e acadêmicos que desejam se qualificar e expandir sua expressão por meio da colagem, ampliando sua atuação no mercado criativo local e nacional.
Além do encontro presencial, haverá um encontro on-line no dia 13 de dezembro, com a presença da própria produtora, que tem mais de 20 anos de experiência em gestão de programas culturais, e do designer de soluções Qiah Salla, fundador da Una – Criatividade e Impacto Positivo. “Juntos, vamos discutir temas fundamentais para quem atua ou deseja atuar no mercado da economia criativa: precificação, proposta comercial e gestão; circuitos artísticos, galerias e editais; redes profissionais e dinâmicas de networking direcionado”, finaliza Maria Teresa.


















