Respirando por aparelhos, o Criciúma levou oito garotos da base para a batalha final contra o rebaixamento, neste domingo, dia 23, em São Luís, no Maranhão, contra o Flamengo. E foi na empolgação e no talento do jovem atacante Roger Guedes que o Tigre avançou pela esquerda, percorreu todo o campo e lançou a bola nos pés de Cleber Santana, que, em belo chute da entrada da área, marcou o gol de despedida do time catarinense da elite do futebol nacional.
O tento, primeiro de Cleber com a camisa do Criciúma, assegurou o empate diante do Rubro-Negro que abriu o placar ainda no primeiro tempo. O Tigre encerrou uma sequência de sete derrotas consecutivas e quebrou um pouco do tom melancólico da partida em São Luís. Depois do gol, a possibilidade de adiar por mais uma rodada o fim inevitável animou a garotada, que fez muita pressão na reta final da partida.
Roger, Andrew, Dodi e companhia tentaram apagar pelo menos por alguns minutos a péssima campanha do time na temporada, mas esbarraram em uma tarde inspirada do goleiro Paulo Victor.
O arqueiro Edson também fez sua parte no lado oposto do campo, mas quando o juiz deu o apito final, o resultado contra o Flamengo já não era mais o que importava. A matemática cruel do rebaixamento havia sido alcançada.
Depois de 19 derrotas, 10 empates, sete vitórias e apenas 31 pontos somados, o Tigre chegou ao fim da linha. Faltando ainda dois jogos na temporada, o time catarinense já não tem mais chances e é o primeiro matematicamente rebaixado.
Colaboração: Mariana Gianjoppe/Agência RBS/Foto: Fernando Ribeiro/Criciúma E.C.