O objetivo da Secretaria de Saúde é levar atendimento médico a pacientes em domicílio, humanizando as consultas e evitando internações hospitalares desnecessárias
Criciúma terá duas equipes que atenderão pelo Programa Melhor em Casa. Médico, enfermeiro, fisioterapeuta, assistente social, psicólogo, farmacêutico, nutricionista e fonoaudiólogo, formarão as equipes multiprofissionais que se revezarão para o atendimento domiciliar. O objetivo do programa é levar atendimento médico às casas de pacientes crônicos sem agravamento ou em situação pós-cirúrgica, pessoas com necessidade de assistência, idosos, entre outros, evitando internações hospitalares desnecessárias e as filas dos serviços de urgência e emergência.
O credenciamento ao programa veio depois de quase um ano da solicitação inicial e foi muito comemorado pelo secretário de Saúde de Criciúma, Acélio Casagrande. “É mais um importante passo para a humanização da saúde, nossa principal busca como gestores”, destacou o secretário, acrescentando que, além da humanização, o programa também significa “menor exposição à infecção hospitalar, maior conforto para o usuário e sua família, maior autonomia do cuidador e do paciente, diminuindo a necessidade e frequência de reinternações hospitalares, além de disponibilização de leitos para os usuários que necessitam de internação hospitalar”.
Com a garantia do credenciamento, o próximo passo é criar os fluxos de trabalho e montar as equipes para iniciar os atendimentos. “Temos três meses para definir todos os detalhes do funcionamento do programa no município. É mais uma fase que exigirá empenho, mas da mesma forma, nos deixa felizes em saber dos benefícios que o programa irá proporcionar”, explicou o coordenador de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde, Deivid Freitas, que também esteve à frente dos trabalhos de credenciamento.
O programa irá funcionar de segunda a sexta-feira, 12 horas por dia e, podendo ser em regime de plantão nos finais de semana e feriados. As duas equipes credenciadas em Criciúma se revezarão para os atendimentos.
Colaboração: Simone Costa/ Decom Criciúma