quarta-feira, 18 dezembro, 2024
Ultimas noticias

Cresce a procura pela vacina contra febre amarela  

Desde do dia 1º fevereiro, quando iniciou a campanha de combate à febre amarela, a procura por imunização do público alvo – pessoas de nove meses a 59 anos de idade –, vem crescendo em Içara, segundo a enfermeira da Vigilância Epidemiológica do município, Laura Maté. A vacinação é gratuita e está disponível em unidades de saúde que contam com sala de vacinação.

“As vacinadoras estão registrando um aumento pela procura por vacina nas unidades. Todas as faixas etárias estão procurando pela vacinação, porque a maioria não tem a imunização. A vacina é feita dos nove aos dez meses de idade (conforme o calendário de rotina). Isso faz com que grande parte da população não tenha, e também por não ser tão comum a doença”, informa a enfermeira.

Na unidade do bairro Primeiro de Maio, foi necessário estabelecer uma estratégia para suprir a demanda. “Tem bastante procura, mais por adultos jovens entre os 30 aos 45 anos. Para atender essa demanda, estamos distribuindo senhas durante o dia (das 7h30min às 11h30min e das 13h às 15h30min)”, conta Glicia Pagnan, enfermeira responsável pela unidade. Mesmo assim, há pessoas deixando para se vacinar em outro dia, devido ao movimento intenso no local. “Tem dias que as pessoas estão indo embora”, relata Glicia.

Na unidade do Nossa Senhora de Fátima, o número de atendimentos para a realização da vacina cresceu nos últimos dias, conforme a vacinadora e técnica de enfermagem do local, Giovana Gomes Angra. “A procura está bastante grande. Na segunda-feira não estava tanto, mas na terça-feira teve bastante gente procurando. Pessoas de todas as faixas etárias estão buscando pela vacinação”, informa.

Conforme Laura, se a pessoa já tiver registrada a vacina da febre amarela em sua carteira de vacinação não há necessidade de ser imunizada novamente. Para receber a dose, além de ter de nove meses a 59 anos de idade, é necessário apresentar a carteirinha e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). No momento, as doses estão disponíveis nas unidades de saúde dos bairros Aurora, Cristo Rei, Esplanada, Jaqueline, Jardim Elizabete, Liri, Nossa Senhora de Fátima, Primeiro de Maio e Raichaski.

 

Especial Jornal Gazeta

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis