O projeto deve ser colocado para votação com os líderes de bancada da Câmara de Vereadores até a segunda semana de abril
O projeto de lei que prevê a divulgação de lista das pessoas vacinadas contra a Covid-19 em Içara, já foi encaminhado para a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania e segue em andamento. Protocolado pela vereadora Carla Vieira de Souza (MDB) e o vereador Geraldo Baldissera (MDB), tem como principais objetivos a transparência da Prefeitura Municipal com a população e prevenir eventuais “furas filas” no plano de vacinação.
O projeto deve ser colocado para votação com os demais líderes de bancada da Câmara de Vereadores até a segunda semana de abril. “Isso porque é algo urgente, é uma forma de verificar se o plano de imunização está sendo cumprido ou burlado. No momento a gente não tem como saber se as vacinas que chegam estão sendo aplicadas na ordem dos grupos prioritários”, destacou a vereadora Carla de Souza.
A proposta de lei prevê que a divulgação do nome e data de nascimento dos vacinados seja divulgado no Portal da Transparência. Além disso, também deve se tornar público o número do cartão SUS do cidadão imunizado, data da aplicação da vacina de todas as doses, nome do profissional responsável pela aplicação, registro do estabelecimento de saúde onde foi aplicada a vacina no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), nome do laboratório responsável pelo fornecimento da vacina, código e lote da vacina aplicada.
Dados atualizados pela administração pública destacam que 4.200 içarenses já foram vacinados, continuam sendo imunizados os profissionais da saúde e idosos com idade superior a 70 anos. As aplicações das vacinas são feitas nos Postos de Saúde perante agendamentos, a orientação é que pessoas que façam parte do grupo prioritário se dirijam até a unidade do seu bairro para receber a dose.
Redação Içara News