A matriz de risco potencial regionalizado divulgada neste fim de semana aponta 16 regiões classificadas no nível Moderado (cor azul), entre elas a Carbonífera, e apenas uma região no nível Alto (cor amarela): Nordeste.
A dimensão Gravidade expressa os diferentes níveis de gravidade da pandemia no atual momento em cada uma das Regiões. É composta por dois indicadores: o número de óbitos de Covid-19 acumulados nos últimos sete7 dias por 100 mil habitantes e a Tendência de curto prazo (três semanas) para ocorrência de novos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave.
Nesta dimensão, três regiões foram classificadas no nível Moderado (azul): Carbonífera, Grande Florianópolis e Nordeste. Um total de 11 regiões foram classificadas no nível Alto (amarelo) e outras três regiões no nível Grave (laranja).
A dimensão Transmissibilidade busca medir o nível de disseminação da Covid-19 população, de acordo com as Regiões de Saúde. É composta por dois indicadores, o número de casos ativos (infectantes) por 100 mil habitantes e o número de reprodução efetivo da infecção (Rt).
Nesta dimensão, 12 regiões estão no nível Moderado (azul)e outras cinco, entre elas a Carbonífera, no nível de Alto (amarelo).
A dimensão Proteção Específica busca expressar o impacto de ações voltadas para redução da ocorrência de formas graves da Covid-19 na população em geral e em grupos mais vulneráveis, substituindo a dimensão Monitoramento. Ela é composta pelos indicadores de cobertura vacinal do esquema primário de vacinação contra a Covid-19 na população geral (duas doses ou dose única) e da cobertura da dose de reforço na população com 60 anos ou mais de idade.
Nesta dimensão, seis regiões estão no nível Moderado (azul); outras 11 regiões no nível Alto (amarelo), inclusive a Carbonífera.
Por fim, a dimensão Capacidade de Atenção expressa o grau de comprometimento da rede de atenção de alta complexidade para prestar atendimento a pacientes com quadros graves de Covid-19. É composta pelo indicador de taxa de ocupação de leitos de UTI Adulto para tratamento de Covid-19 em relação ao total de leitos de UTI Adulto disponíveis no Estado.
Nesta dimensão, 15 regiões no nível Moderado (azul), com taxas de ocupação de leitos de UTI Covid-19 adulto abaixo de 20%, dentre elas a Carbonífera; e outras 2 (duas) regiões no nível Alto (amarelo), com taxas de ocupação de leitos de UTI Covid-19 adulto entre 20 e 40%.
Colaboração: NUCOM – Diretoria de Vigilância Epidemiológica