sábado, 13 julho, 2024
Ultimas noticias

Corrida do Cooperativismo 2024 reúne mais de 680 corredores de toda a região

Motivação, inclusão e muita superação estão entre os principais ingredientes utilizados pelos atletas que participaram de mais uma edição da Corrida do Cooperativismo, realizada neste domingo (21), no Balneário Esplanada, em Jaguaruna. Mesmo diante dos desafios climáticos, incluindo chuva forte desde a largada e vento contrário até o fim do percurso, a corrida contou com cerca de 680 inscritos.

Além de promover a prática esportiva, a corrida se destaca por ser um momento de integração com a comunidade local e de estímulo ao cooperativismo, valores fundamentais para a Cermoful Energia e a Cooperaliança, realizadoras do evento com o apoio do Sicoob Credija, Sescoop/SC e prefeitura de Jaguaruna. Este ano, a corrida contou com 100 pessoas que se inscreveram pela primeira vez, reforçando a importância e a crescente adesão ao evento.

Um exemplo inspirador do evento é a participação da estudante de psicologia, Ana Júlia, de 19 anos, que é deficiente visual. Ana integra o projeto “Pernas Solidárias” e esta foi sua oitava participação oficial em corridas. Com dedicação e disciplina, ela supera desafios diários, treinando duas horas por dia ao longo da semana. E motiva quem ainda não se desafiou para correr. “Acredito que todo mundo consegue, com bastante cuidado, disciplina e treinamento”.

Outro destaque é o professor aposentado de educação física, Antônio de Freitas, de 83 anos, que corre 7km desde a primeira edição. Morador do Balneário Esplanada, ele não só participa da corrida como inspira outros a seguir seu exemplo. “Eu sou do Balneário Esplanada, meu pai foi um dos primeiros moradores, e como eu sempre fiz exercícios quando era professor, continuei depois de aposentado. Fico muito feliz em participar, sei que incentivei muitas pessoas com a minha presença”, comentou.

A Corrida do Cooperativismo não se limitou apenas à comunidade local, atraindo atletas de toda a região Sul e de diversos municípios do Estado. Um exemplo é Mariah Damiani, moradora de Blumenau há 18 anos, que se inscreveu por incentivo de sua mãe, moradora de Urussanga. Esta foi a terceira prova que Mariah participou, e ela já planeja aumentar a distância no próximo ano: “Quero me organizar para o ano que vem correr 14km”, disse a atleta.

Estrutura
O coordenador técnico da corrida, Diego Jeremias, relata que a corrida teve a sua quarta edição sem repetir trajeto ou distâncias. E segundo ele, a novidade deste ano ficou por conta da modalidade duplas, onde associados e público geral puderam se desafiar correndo 7k em duplas (3.5k cada um) ou 14k duplas (7km cada um). “A ideia da dupla é trazer o espírito cooperativista (de cooperação) para a prova, fazendo as pessoas se desafiarem juntas”, pontuou Diego.

Para a estrutura do evento, Diego relata que foi montada uma mega estrutura, com tendas para o público e atletas, banheiros químicos, águas, frutas e uma super equipe composta por 40 pessoas (funcionários da cermoful) trabalhando para atender a todos.

Diego conta ainda que no suporte técnico, a Corrida do Cooperativismo contou com a contratação de duas ambulâncias para atender qualquer tipo de emergência com atletas. “Mas, tivemos também a presença de uma terceira ambulância, dos bombeiros voluntários de Jaguaruna. O elogio que recebemos do público ficou por conta da água geladinha entregue aos atletas em todos os pontos de hidratação”, conclui. O resultado completo do evento pode ser conferido no site www.trichip.com.br/resultados-eventos.

Confira:

7KM – MASCULINO
Lucas Severino Fernandes – 24min38s
Lucas Stefenon Lenhagui – 24min42s
Mateus De Oliveira – 25min55s

14KM – MASCULINO
Paulo Renato Arent Mendes – 54min31s
Gustavo Amaro – 55min37s
Márcio Geremias Machado – 56min35s

7KM – FEMININO
Giovanna Cadorin da Silva – 28min55s
Patrícia Almeida – 29min09s
Regiane Frasson – 30min02s

14KM – FEMININO
Sidineia Duarte da Rosa – 1h08min33s
Simone F. Lunardi – 1h09min23s
Sandra Isabel de Oliveira Menegon – 1h11min43s

7KM – DUPLA
Diego Marques Frasson/Filipe Cardoso Salvador – 29min55s
Ilson Dela Vedova/Matheus da Silva Dela Vedova – 30min14s
João Vitor Soares Moncani/Diogo Luiz Calegaro – 33min11s

14KM – DUPLA
Anderson De Noni Pizetti/Sérgio Bernardo – 56min15s
Cristiano Oenning/Kaua Mendes Fermino – 57min50s
Pedro Lage/Henrique Ronchi – 58min03s

 

Colaboração: Kenia Pacheco

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis