Verão e altas temperaturas pedem banhos de mar, lagoa, rio ou então de piscina. Mas, mesmo sendo um momento de descontração e alegria, cuidados devem ser tomados para que tragédias sejam evitadas e que todos possam ter um verão tranquilo e seguro.
“A recomendação principal é que as pessoas procurem locais com a presença de guarda-vidas. Ter uma pessoa que está o tempo todo observando as movimentações e com treinamento para fazer um resgate, caso necessário, é um ponto muito importante. Esta é a nossa principal recomendação, pois no mar, na lagoa, nos rios e nas piscinas, um pequeno descuido pode causar um grande problema”, comenta o comandante do Corpo de Bombeiros de Içara, tenente Samuel Ambrosio.
Na última sexta-feira, um óbito por afogamento ocorreu na Lagoa do Jacaré, em Balneário Rincão, enquanto um homem mergulhava no local. Ele foi encontrado a dois metros de profundidade e a 20 metros da margem. “Este local não contava com a guarnição de socorristas. Aliás, há placas instaladas indicando que não é apropriado ao banho”, coloca o oficial. Esse foi até o momento o único caso de morte por afogamento em Balneário Rincão na atual temporada.
E outras orientações também são dadas por Ambrosio. “Jamais deve-se entrar na água após ter ingerido bebida alcoólica ou então comidas pesadas. Além disso, o banhista deve jamais passar de seu limite dentro da água, jamais ir mais fundo do que pode, pois infelizmente esta é uma prática habitual de muitos banhistas”, elenca.
Especial Jornal Gazeta/Foto: Vinicius Alexandre


















