Home Coronavírus Afastamento de profissionais com sintomas da COVID-19 afetam o sistema de saúde...

Afastamento de profissionais com sintomas da COVID-19 afetam o sistema de saúde de Içara

88

O município de Içara, na região carbonífera, é um dos tantos que viu uma explosão de casos positivos de Covid-19 entre o fim do ano passado e início do atual. Num intervalo de duas semanas, mais de 670 casos positivos foram contabilizados e os leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e enfermaria, antes vazios, agora possuem ocupação.

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Prefeitura de Içara na última terça-feira (11), o município já registrou 7.642 casos positivos para a Covid-19, com 482 em tratamento. Para efeito de comparação, duas semanas antes, no dia 28 de dezembro de 2021, Içara tinha 6.969 casos positivos, uma diferença superior a 670 casos, e apenas 26 pessoas estavam em tratamento.

Alguns desses mais de 480 casos ativos são profissionais da área da saúde, que estão na linha de frente do combate ao novo coronavírus desde março de 2020 e que agora enfrentam também uma nova série de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave. De acordo com o secretário municipal de saúde, Sandro Ressler, são ao menos dez servidores afastados com sintomas de Covid-19. A promessa é tentar recompor a equipe durante este período. “Estamos com dez servidores afastados, mas estamos recompondo nossas equipes. É fundamental que consigamos manter os trabalhos da equipe de saúde”, afirmou Ressler.

Já no Hospital São Donato, são pelo menos dez afastamentos, entre médicos e demais membros da equipe técnica. Por lá, a recomendação feita pelo diretor administrativo Júlio César de Luca é que, em caso de sintomas semelhantes a Covid-19, as pessoas procurem primeiro as unidades de saúde antes de se dirigir ao hospital. A medida visa agilizar os atendimentos neste período de intensa procura.

“Antes de se dirigirem ao hospital, que as pessoas procurem os postos de saúde dos bairros. Depois desse atendimento, se necessário for, o médico da unidade encaminha ao hospital para uma nova avaliação. Para procurar o hospital, só em último caso mesmo”, disse De Luca.

Conforme o secretário de saúde, o município está preocupado com a prevenção. Ressler reforçou as medidas de precaução e garantiu que Içara vai intensificar a vacinação. “O município disponibiliza, diariamente em seu Centro de Vacinação, entre às 14h e 20h, vacinas com doses 1, 2 e 3 para que toda a população possa ser contemplada e consigamos passar por esse momento”, explicou. Dados do vacinômetro do Governo do Estado, atualizados nesta quarta-feira (12), indicam que o município possui 35.303 habitantes totalmente imunizados contra a Covid-19, o que representa 73,5% da população vacinável e 61,6% da população total.

Fonte: Eduardo Madeira – sctododia.com.br