Um dos municípios do Sul do Estado mais visitados durante os meses de dezembro a fevereiro, Balneário Rincão é abastecido de energia elétrica pela Cooperativa de Eletrificação Aliança (Cooperaliança), de Içara. A demanda na cidade litorânea aumenta de 12 mil moradores fixos para mais de 100 mil pessoas durante esses meses, o que obriga com que trabalhos de melhorias sejam realizados para garantir o fornecimento.
A empresa assegura que vem fazendo investimentos nesse sentido. “Estamos já desde o mês de outubro realizando todo um trabalho de manutenção e de ampliação da rede da Cooperaliança no Balneário Rincão, assim como nos demais balneários atendidos, como Esplanada, Torneiro (ambos em Jaguaruna) e Barra Velha (com parte em Araranguá)”, aponta o gerente operacional da concessionária, Fernando Mazzuchetti.
Entre essas ações, esteve a colocação de 40 novos transformadores na área de Balneário Rincão, sendo que em 28 casos houve a troca e outros 12 serviram como ampliação. “Com isso, aumenta-se a capacidade da rede, porque as residências acabam tendo mais equipamentos e a rede tem que ter esta condição de suportar, por isso, além das trocas, então a realização da manutenção”, comenta.
Uma preocupação que existe sempre quando se tem um aumento de demanda como este é o risco de apagão. “Todo o trabalho que está sendo feito é realmente para que não se tenha este registro, assim como nos últimos anos não teve”, coloca o gerente.
De acordo com ele, a empresa trabalha com a ideia de a partir do próximo dia 18 contar com um atendimento de plantão especial, que deve seguir até o mês de fevereiro. “O atendimento de plantão no Rincão será em horário comercial, mas ao mesmo tempo haverá o plantão no 0800-484040 da Cooperaliança, que funciona 24 horas”, detalha.
Especial Jornal Gazeta