Prestes a completar dois anos em setembro, a Feira Fixa da Agricultura Familiar vive um novo momento, bem mais movimentado, com a criação do projeto Reciclou, Levou. A iniciativa do Governo de Içara, em parceria com a Cooperativa da Agricultura e Pesca Familiar (Coopafi) e a cooperativa de catadores que já atuava na coleta seletiva, gerou um incremento nas vendas acima do esperado em dois dias de realização.
No lançamento do programa, no dia 3 de agosto, foram arrecadadas duas toneladas de material reciclável, o que significou R$ 1 mil em vales para compras na feira. Na última semana, foram mais de 4.756 quilos, ou seja, mais R$ 2,3 mil injetados.
O presidente Coopafi, Jairo da Silveira, relata que na última sexta passou parte da manhã na feira, conversando com quem chegava para deixar os materiais e mostrando os produtos comercializados pelos expositores. “Foram muitas pessoas novas, que não conheciam a estrutura da feira, outros nem sabiam que a feira acontecia naquele espaço ali. Além daquelas pessoas que já são a clientela, tivemos novos clientes também”, aponta.
Conforme Silveira por se tratar de uma situação recente, ainda não se tem ideia de como será a movimentação daqui em diante. “É tudo muito novo e a gente não sabe como vai acontecer. Até conversei com o Ivan (Réus, presidente da Fundação Municipal de Meio Ambiente de Içara – Fundai) para esperamos o fim do mês e fazer um balanço do que pode ser melhorado, na preparação para o próximo mês de uma forma mais correta”, indica.
Especial Jornal Gazeta