A Cooperativa da Agricultura e Pesca Familiar de Içara (Coopafi) utilizou a tribuna da Câmara de Vereadores na sessão da última terça-feira, dia 21, para apresentar os trabalhos desenvolvidos no município. Conforme o presidente Jairo Manoel da Silveira, o município possui uma população rural com aproximadamente cinco mil habitantes, sendo 1.800 famílias, onde 90% das propriedades têm menos de 20 hectares.
“Nosso município é baseado na agricultura familiar. São pequenos proprietários e a mão de obra é diretamente realizada pelos familiares, sendo que o lucro fica na família”, comenta Silveira.
Em 2010 criou-se o grupo de certificação participativa dos orgânicos, atualmente são nove produtores certificados no município. A cooperativa neste ano iniciou o atendimento para a alimentação escolar. “Devido aos produtos orgânicos, o município de Içara ganhou um prêmio em Brasília, de boas práticas de agricultura familiar na alimentação escolar”, enfatiza.
Os principais mercados que a Coopafi atende são da alimentação escolar, programa de aquisição de alimentos, feira da agricultura familiar, feira de orgânicos em Criciúma e o clube nossa horta. Segundo Silveira existem algumas propostas de mercados futuros como a ampliação da feira de agricultura de Içara e a ampliação do vale-feira.
Colaboração: André Dal Pont/Ascom