O sistema binário no trânsito da área central de Içara não será mais implantado. Pelo menos esta é a decisão para o momento. A definição partiu através de reunião do Conselho Municipal de Trânsito realizada esta semana, que findou com cinco votos favoráveis para o adiamento e três para a implantação automática.
“Com esta decisão do conselho não será possível nem mesmo colocar a ideia na lei do Plano Municipal de Mobilidade Urbana”, coloca o secretário municipal de Planejamento, Arnaldo Lodetti Júnior. O sistema binário estava programado para o trecho entre a Ruas Marcos Rovaris, Vitória, Sete de Setembro e Procópio Lima. “Na visão do Conselho este não é o momento para se aplicar as mudanças e tampouco colocar esses detalhes na lei”, acrescenta o secretário.
De acordo com o arquiteto Roberto Cabral, o binário proposto seria a principal mudança estruturante no sistema viário central de Içara. “Não sendo efetivado, vai se trabalhar como cobertor curto. Talvez se resolva alguns pontos específicos em alguns locais, porém os problemas vão agravar em outros pontos. A ideia foi um planejamento global para todo o perímetro central de Içara, onde todas as ruas seriam atingidas pelas alterações, no estilo de Balneário Camboriú, onde existe uma facilidade de circulação”, apresenta.
Especial Jornal Gazeta