quarta-feira, 19 março, 2025
Ultimas noticias

Conselheiros da juventude são empossados

O prefeito de Içara, Murialdo Canto Gastaldon, assinou na tarde desta quinta-feira o decreto 121/2014, instituindo o Conselho Municipal da Juventude (CMJ). O ato aconteceu no hall do Paço Municipal. 

Com o decreto, o CMJ fica formado por um representante dos 13 seguimentos da sociedade organizada e órgão públicos. Sendo eles, um de cada partido, com representação no Legislativo; do meio rural, indicado pelo Conselho Municipal da Agricultura; da área empresarial, indicado pela Associação Comercial Industrial de Içara; dos estudantes secundaristas do município; das instituições de ensino superior, localizadas em Içara; dez representantes dos movimentos religiosos do município, que tenham juventude organizada; quatro representantes de ONGs e mais quatro de entidades ligadas à área da juventude, com representação na cidade. 

Ainda um representante do meio sindical; cinco do Poder Executivo, sendo os secretários os titulares ligados as seguintes pastas: Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, Secretaria de Finanças, Secretaria de Planejamento e Controle, bem como, o Gabinete do Prefeito; um representante do Conselho Estadual da Juventude; de cada Fundação que compõe o Poder Público de Içara de cunho juvenil, sendo o presidente o titular da vaga no conselho e um representante do Conselho Tutelar do município.

Durante o ato, o prefeito ressaltou a importância do Conselho. “A instituição do Conselho Municipal da Juventude era um compromisso meu e do Sandro. A criação vai permitir que as políticas públicas sejam pensadas pelo Conselho. Considero este um dos atos mais importantes do Governo. Há muitos jovens em Içara e eles precisam se expressar por meio institucional”, disse Murialdo.

Alguns dos jovens agradeceram pela criação do CMJ, citando também o seu valor. “Represento o grupo de escoteiros. É um momento muito importante para Içara. Teremos um entidade com voz ativa que levará o anseio do jovem as autoridades”, comentou Eduardo Geovane Soratto. “A geração de você, prefeito, vai passar. Porque não começarmos a nos preparar agora. Será um momento de crescimento”, acrescentou Elizama Laiz Zanardi. 

Atribuições: 
O Conselho formado tem gestão de dois anos. Entre as atribuições, o CMJ tem o poder de estudar, analisar, discutir, fiscalizar, aprovar e propor políticas públicas que permitam e garantam à integração e a participação do jovem no processo social, econômico, político e cultural do município; desenvolver, em conjunto com as secretarias municipais, estudos, debates e pesquisas relativas à questão da juventude. Também de promover a cooperação e o intercâmbio com organismos similares em nível municipal, estadual, nacional e internacional.

A Lei 3.345 que criou o Conselho Municipal da Juventude (CMJ) e deu as providências foi sancionada pelo prefeito de Içara, Murialdo Canto Gastaldon, no dia 30 de dezembro de 2013.








Colaboração: Imprensa PMI

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis