Conscientização por um trânsito mais seguro

Dados do Instituto Médico Legal (IML) de Criciúma mostram que o trânsito lidera as causas de mortes violentas na Região Carbonífera. Os óbitos nas estradas e rodovias têm índices maiores até mesmo que os causados por homicídios e latrocínios. Mais pessoas morrem em acidentes do que vítimas de doenças crônicas. Ao contrário da última situação, as mortes no trânsito seriam facilmente evitadas se motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres atendessem a legislação. 

Para ressaltar a importância da prevenção, a Semana Nacional do Trânsito, cujas atividades começaram na última segunda-feira em Içara e terminam nesta sexta, dia 23, focou na conscientização e, mesmo ainda sem um levantamento oficial do público atingido, já supera as expectativas, segundo os organizadores.

Após a abertura com uma palestra do major da Polícia Militar, André Luiz Dias de Mello, na terça-feira foi realizado um desfile com a presença das forças de segurança, estudantes e a sociedade civil. O percurso na Rua Marcos Rovaris iniciou na Praça João Goulart e encerrou na Praça do Imigrante.

Conforme o presidente do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg), Celso Luiz da Silva, as atividades de ontem se concentraram nas escolas Maria da Glória e Silva, no bairro Aurora, e Antonio Guglielmi Sobrinho, no bairro Vila Nova. “Acompanhei a ação nessas duas unidades de ensino e fiquei surpreso com o interesse dos alunos pela questão do trânsito. Fizeram muitas perguntas relevantes sobre a lei dos faróis, o uso do cinto de segurança no banco traseiro e a atuação dos agentes de trânsito de Içara”, avalia.

Ele lembra que o trabalho desses profissionais devem ser ampliado a outros bairros da cidade. “Eles já receberam uma viatura e duas motos. Agora basta aguardar a plotagem para que sejam colocados a serviço da população”, aponta. Durante a semana, carros batidos também foram expostos na Praça da Matriz São Donato e na Praça da Juventude.

 

Especial Jornal Gazeta

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis