sábado, 10 janeiro, 2026
Ultimas noticias

Comunicado – Superlotação no centro obstétrico e na maternidade do Hospital Materno-Infantil Santa Catarina, de Criciúma

Devido à superlotação do centro obstétrico e da maternidade, o Hospital Materno-Infantil Santa Catarina (Hmisc), de Criciúma, está atendendo desde a manhã desta sexta-feira, dia 9, apenas casos de urgência e de emergência obstétrica. A área pediátrica do hospital segue atendendo normalmente.

A medida já foi comunicada formalmente à Gerência Regional de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde. A decisão foi tomada diante da ocupação total de todos os leitos operacionais da unidade e visando a preservar a qualidade e segurança assistencial das usuárias dos serviços. São 25 leitos de maternidade, oito do centro obstétrico e 18 clínicos ocupados.

A partir deste momento, gestantes e puérperas que procurarem o Pronto Atendimento do Hmisc para condições clínicas não urgentes e trabalho de parto sem critérios de emergência serão adequadamente redirecionadas para outras unidades hospitalares capacitadas no Estado. Cada paciente receberá suporte e orientação durante o processo de realocação, assegurando a continuidade do cuidado em instituições de saúde parceiras.

Ressaltando a atual sobrecarga da capacidade instalada, a direção do hospital ainda ressalta, no comunicado à Gerência Regional de Saúde, a necessidade de apoio dos órgãos reguladores estaduais para otimizar a distribuição do fluxo de pacientes e reforça a necessidade de direcionamento coordenado das gestantes e puérperas para as demais unidades de saúde da rede a fim de equilibrar a demanda regional.

No momento não há previsão de normalização no atendimento do centro obstétrico e da maternidade do Hospital Materno-Infantil Santa Catarina.

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis