”Qual a sua responsabilidade na desordem da qual você se queixa?” Sigmund Freud (1856-1939).
Pare por alguns minutos para fazer um momento de reflexão. Mas seja sincero com você mesmo, busque dentro de si as respostas para algumas inquietações, ansiedades ou preocupações.
Você acredita que a atual situação política em nosso país está ruim? Seu chefe não valoriza seu trabalho? O lixo do seu vizinho invadindo a lixeira da sua casa te incomoda? E de que maneira você tem tentado manter um diálogo, uma comunicação sadia e clara, questionando, procurando informações, oportunidades? De nada adianta reclamar em rodas de conversas, nos happy hours, nos bares, no dia da eleição, no meio da rua se você efetivamente não tenta fazer nenhuma mudança.
Você é responsável desde o momento em que assume estes papéis na sociedade. O trânsito está ruim? A cabeça está doendo? A bateria do celular acabou? De que maneira você está contribuindo para a sua qualidade de vida? Saber dosar é o segredo. Correria, estresse, conexão o tempo são saudáveis para você? Consegue sustentar um corpo sadio e uma mente sadia? Responda para si.
Ficar insatisfeito no namoro, no casamento, no emprego, na casa, com a vida, e… PARE de culpar os outros pelas coisas erradas que acontecem na sua vida. Cada pessoa é responsável pelas suas atitudes e consequências, e precisa dar os primeiros passos se quiser modificar a forma como percebe o mundo e as pessoas a sua volta. Mudar, muitas vezes gera desconforto, medo do desconhecido, sair da zona de conforto causa estranheza, quebrar tabus parece assustador.
Se responsabilize por quem você quer ser. Pelas mudanças que você quer ver. Por um mundo melhor. Por pessoas melhores. Por um você melhor. Se responsabilize pelos seus erros e pelas suas conquistas, independente do tamanho que tenham, são eles que trazem seu crescimento pessoal e sua felicidade!
Aline Castagnetti Borges
Psicóloga Clínica CRP-SC 12/14464
Atendimentos em Criciúma. Telefone para contato (48) 9.9944.3533.