quinta-feira, 29 janeiro, 2026
Ultimas noticias

Como colocar as contas em dia?

Sair do vermelho e colocar as contas em dia não é uma tarefa fácil. Ainda mais depois da fatura do cartão de crédito com gastos de fim de ano, em festas, viagens, férias e compra de presentes. Além dos adicionais do começo de ano, como o Imposto Predial e Territorial (IPTU), material escolar e mais as despesas fixas mensais.

O desafio pode parecer gigante, mas não é impossível de ser superado, segundo o economista e coordenador do curso de Ciências Econômicas da Unesc, Amauri de Souza Porto Júnior. De acordo com ele, há soluções posteriores ao endividamento para equilibrar as finanças, apesar de que o ideal é planejar antes de realizá-las.

“São recomendações simples, como evitar fazer dívida parcelada. Sempre que possível pagar à vista, porque compras nessa modalidade costumam ter desconto. Outra indicação é cortar gastos desnecessários. Por exemplo: viagens, churrascos ao fim de semana. Claro que as pessoas precisam de lazer, mas procurar formas alternativas, mais econômicas”, sugere Porto.

A ideia de cortar gastos está sendo aplicada pela auxiliar de produção Catia Regina Figueiredo, para tentar conter uma dívida inesperada que surgiu no começo do ano, e honrar as despesas fixas. “Eu estou fazendo de tudo para não gastar, não estou comprando nada. Tento economizar em tudo, desde produto de limpeza até em alimentação”, conta a moradora do bairro Cristo Rei em Içara.

Àqueles que não conseguirem fazer uma reserva do salário, nem do décimo, e tiverem dívidas, o economista indica dar prioridade ao pagamento daquelas com taxas de juros maiores. “A maioria das pessoas, quando recebe o 13º, acaba usando-o para pagar dívidas antigas. Então o recomendado é quitar aquelas dívidas com juros maiores, como a de bancos, que têm juros na casa de 4, 5% ao mês, e a de cartões de crédito”, aponta.

 

Especial Jornal gazeta

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis