O prefeito Murialdo Gastaldon recebeu na manhã desta segunda-feira, dia 7, a comitiva de quatro portugueses, vindos da cidade de Lajes das Flores, do arquipélago de Açores em Portugal. O grupo está na cidade desde a noite de domingo, quando participaram da Santa Missa na Matriz São Donato, ao lado de todas as culturas do município. Hoje às 19h, em sessão solene, na Câmara Municipal, será firmado o protocolo de cidades-irmãs. Na oportunidade, também será oficializada a Rodovia Lorisval Nunes de Mello trecho entre a comunidade de Sanga Funda até Boa Vista como sendo Rota Cultural Açoriana.
Às 13h30, uma coletiva de imprensa está marcada na Casa do Professor Ilda Colle (Avenida Dilcio Esmael da Silva, anexo a Fundai, centro ao lado do cartório). Às 17h acontece o hasteamento da bandeira de Lajes das Flores na Praça do Imigrante com Hinos de Içara e Ilha dos Açores. “Içara hoje celebra um ato importante no que se refere à cultura açoriana, para que a gente possa avançar nos intercâmbios culturais. Que este protocolo possa trazer aprendizado no vários setores, como na cultura, educação e no turismo”, considera o presidente da Fundação Cultural de Içara, Daniel Loch.
De acordo com o prefeito Murialdo Gastaldon, um dos compromissos da Administração Municipal é de formalizar protocolos de cidades-irmãs com as quatro etnias colonizadoras do município: italiana, portuguesa, polonesa e afro. “Começamos com os açores e estamos felizes com a chegada deles aqui. São muito bem vindos”, destaca o prefeito. “Trata-se de um momento histórico, pois Lajes das Flores é a primeira cidade a assinar um protocolo de geminação com Içara. Agora temos o compromisso de fazer a aproximação com as nossas origens e estreitar os laços com o município”, garante o vice- prefeito, Sandro Giassi Serafin.
Satisfeito com a recepção, o presidente da Câmara Municipal (prefeito), Luís Maciel, disse ser um imenso prazer retificar essa união com as duas cidades. “Para nós é importante estabelecer esta ligação”, comenta. A comitiva permanece em Içara até a próxima sexta-feira, cumprindo um roteiro de visitas e eventos.
Colaboração: Imprensa PMI