Em maio deste ano, a comitiva formada por Poder Público e Associação Cultural Açoriana de Içara (ACAI) estarão em missão ao Arquipélago de Açores dando continuidade no processo de geminação entre Içara e Lajes das Flores. Este processo iniciou-se em 2016 quando os Florenses estiveram na cidade dando o pontapé inicial deste intercambio de resgate histórico e troca de interesses.
A ACAI já iniciou os preparativos com visita nesta última quinta feira, dia 21, ao Instituto Cultural Português com sede na cidade de Porto Alegre (RS). O convite partiu do próprio Instituto que é hoje referência no país em estudos açorianos e luso brasileiro.
O presidente do Instituto, Antônio Soares, esteve presente na época em que foi assinado o Protocolo de Geminação entre as duas cidades. “A iniciativa de Içara de resgatar sua história traz a grandiosidade de se construir pontes entre o passado e o presente. Uma cidade que pensa no seu desenvolvimento tem como base o fortalecimento da sua cultura de raiz”, destaca o presidente.
A escritora e pesquisadora Elza de Mello, hoje Presidente da ACAI está ansiosa para essa viagem de continuidade e tão sonhada geminação com a cidade dos nossos colonizadores Açorianos. Para Elza a visita da delegação içarense irá reafirmar os laços de geminação e promover o intercâmbio sociocultural entre as cidades irmãs em uma viagem histórica para as administrações de Içara e de Lajes das Flores, extensivo à Portugal e nosso legado lusófono.
A comitiva embarca dia 18 de Maio até Lisboa e de lá pegam outro avião com destino a Ilha das Flores – que é a Ilha mais distante do continente europeu, cerca de 1900 quilômetros -, onde está localizada a cidade geminada de Lajes das Flores. Ao todo o Arquipélago de Açores possui nove Ilhas, todas com características próprias e economias diferenciadas.
Colaboração: Associação Cultural Açoriana de Içara