Enquanto alguns já providenciaram os presentes, outros deixaram para visitar o comércio somente neste sábado, a estimativa é de que a procura se intensifique ainda mais nas últimas horas para ir às compras. Pensando nisso, os lojistas estenderam o atendimento, neste sábado o comércio estará aberto até as 17 horas, para quem busca presentear os pais, avôs, bisavôs e outras figuras paternas da família.
Em um período de reação da economia, os comerciantes estão otimistas em relação às vendas para o Dia dos Pais. “É uma data importante para o comércio e nós acreditamos em um crescimento em relação ao ano passado, porque neste ano já vem num crescente em todas as datas. Não é o que a gente espera, mas vem crescendo em torno de 3,5 a 5%, dependendo da data”, informa Alexandre Fernandes, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Içara.
“O Dia dos Pais se tornou uma data muito importante para o comércio e nós esperamos que tenha um aumento de vendas em relação a 2017. Antigamente, só o homem trabalhava, mas hoje a mulher é bem participativa no mercado de trabalho e isso faz com sobre um pouco mais de renda na casa. Talvez esse seja um dos motivos para o aumento de vendas ao longo dos anos”, analisa Gelson Philippi, presidente da CDL de Criciúma.
De acordo com ele, o setor de vestuário está bem otimista, acreditando num incremento significativo, de até 10% no comparativo com o ano passado, até por causa do frio continuado. “Alguns setores têm mais atração, a parte de vestuário masculino, calçados, eletrônicos, mas hoje o comércio oferece várias opções. Às vezes a pessoa sai para comprar uma coisa e acaba adquirindo outra. Se o comerciante se preparar para a data, acaba vendendo”, pondera Philippi.
Especial Jornal Gazeta



















