domingo, 21 dezembro, 2025
Ultimas noticias

Comandante da PM dá dicas sobre segurança nas férias

O fim de ano está chegando e com ele as férias e a temporada de verão. Ou seja, uma ocasião em que as pessoas costumam sair de casa para ir à praia ou viajar para visitar familiares em outras cidades. Isso significa a necessidade de ampliar os aparatos de segurança, para evitar que a moradia seja alvo de bandidos.

“Em momento algum a casa pode parecer com o aspecto de abandonada, pois os ladrões sempre estão de olho nessas situações. O segundo ponto é a relação com um vizinho de confiança, para que acompanhe qualquer anormalidade”, afirma o comandante da 1ª Companhia da Guarnição Especial de Içara (GEIC) da Polícia Militar, capitão Alberto Cichella.

Para evitar o aspecto de abandono, há algumas medidas simples, mas que podem fazer a diferença, como cortar a grama antes de sair. “Também é importante que tenha alguém que recolha jornais e panfletos de propaganda, para que não fiquem jogados no pátio ou pendurados no portão”, indica o oficial.

Cichella também lembra que em vários bairros há o “Rede de Vizinhos” e as pessoas que fazem parte do programa já são instruídas sobre a forma como devem se comportar, principalmente no relacionamento com quem mora próximo, para que possam fazer o monitoramento.

Ele ainda orienta a não deixar as luzes externas ligadas noite e dia. “Quanto ao sistema de alarme, quando houver, há a necessidade que um vizinho de confiança tenha a possibilidade de desligá-lo e ativar novamente, porque acontece muitas vezes de o alarme disparar por alguma situação ou outra”, alega.

Segundo o policial, quem tiver condições de instalar câmeras de vigilância também deve fazê-lo. “É um instrumento que realmente auxilia, tanto para evitar crimes, quanto para reconhecer criminosos caso uma ação aconteça”, comenta.

 

Especial Jornal Gazeta

 

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis