Com o Corpo de Bombeiros, Içara forma 160 alunos no Projeto Golfinho

Crianças de 8 e 9 anos aprenderam, de maneira lúdica, como prevenir acidentes em praias, lagoas, rios e piscinas

 

Chegou ao final mais uma edição do Projeto Golfinho nas escolas da rede municipal de ensino de Içara. A iniciativa, fruto de uma parceria entre o Governo Municipal e o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), formou nesta quarta-feira, dia 1º, 160 estudantes de 8 e 9 anos. Os encontros trabalharam, de maneira lúdica, como prevenir acidentes relacionados a afogamentos em praias, lagoas, rios e piscinas.

A cerimônia de encerramento aconteceu no auditório do Paço Municipal Ângelo Lodetti. Após a entrega dos certificados, os alunos receberam o tradicional ‘batismo’ com um banho de água para celebrar o momento.

“As crianças aprenderam brincando sobre os perigos dos ambientes aquáticos, dicas de segurança nas praias e o trabalho do guarda-vidas. O foco é a prevenção. Considerando o número de acidentes ligados aos banhos de mar, piscinas e rios, o afogamento é a segunda maior causa de óbito em crianças de até 4 anos de idade e a terceira maior em crianças de 5 a 14 anos”, pontua o tenente-coronel Henrique Piovezam da Silveira, comandante do 4º Batalhão de Bombeiros Militar (4º BBM).

O projeto foi realizado nas escolas municipais José Fernandes Silveira, Ângelo Zanellato Professora Maria Barcelos Puziski e Paulo Rizzieri, contemplando sete turmas de 3º e 4º anos, dos períodos matutino e vespertino. De acordo com Isabel Martins, gerente pedagógica da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia de Içara, os ensinamentos sobre cuidados básicos nos ambientes aquáticos acabam atingindo, também, as famílias das crianças.

“Sabemos que essa preocupação aumenta com a chegada do verão, e os alunos serão importantes divulgadores de todas as orientações que receberam nesses encontros com os bombeiros. Quanto mais pessoas souberem como se portar para prevenir acidentes, mais seguros serão esses locais”, destaca.

Colaboração: Decom PMI

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis