No último ano, a ‘Maior Minestra do Mundo’, levou o município de Cocal do Sul em destaque a nível nacional, sendo um sucesso total e agradando o gosto da população e turistas que vieram experimentar o prato que é típico da região, e consiste em uma sopa de arroz e feijão. O fato inusitado é o tamanho da panela usada para o preparo e as tantas mãos que mexem sem parar a grande ministra. E neste ano, a atração está confirmada para se repetir.
A ‘Maior Minestra do Mundo’ será servida no sábado (28), às 12h30, na Praça Coberta, gratuitamente, preparada pelo Círculo Italiano. Batendo o próprio recorde do ano passado, a minestra deste ano servirá cinco mil potes. De acordo o presidente da XI Cocalfest, Cássio Pagnan, serão utilizados 300 quilos de arroz e 150 quilos de feijão.
Conforme Cassio, a ideia surgiu em 2022, pelo prefeito Fernando de Fáveri, e foi um sucesso na cidade, fazendo parte da programação oficial da festa. Além disso, ele explica que os temperos para o prato serão fritos na banha de porco, ressaltando um preparo especial.
A minestra será servida para toda a população no horário do almoço na Praça Coberta, onde todos poderão acompanhar a produção. A Maior Minestra do Mundo é uma realização da Prefeitura Municipal em parceria com o Circulo Italiano e conta com o apoio do Kiarroz Fumacense.
*Gastronomia e voluntariado*
A XI Cocalfest também irá contar com uma vasta gastronomia, com a participação de entidades e associações que se prepararam para servir os melhores pratos para as milhares de pessoas que devem passar pela Praça Coberta de Cocal do Sul, de 26 a 29 de setembro.
Os pratos são variados, desde aqueles que seguem a tradição italiana, lanches, tábuas e muito mais, com opções de qualidade e preços acessíveis. Neste ano, o público vai poder aproveitar pratos como filé de tilápia, nhoque, churros gourmet, crepes, cachorro quente, pizza, entreveiro, açaí, hamburguer, x salada e muito mais.