O secretário da Infraestrutura e Mobilidade (SIE), Jerry Comper, vistoriou, nesta quinta-feira, 23 de janeiro, as obras de duplicação da SC-445, que conecta a BR-101 entre os municípios de Içara e Criciúma.
Se as condições climáticas forem favoráveis, a obra deve ser entregue antes do fim do ano, muito provavelmente no mês de novembro.
Neste momento, os trabalhos – considerando-se as obras de sub-base, base, drenagem, construção de meios-fios e implantação asfáltica – já estão 65% concluídas. O Governo do Estado, por meio da SIE, está investindo quase R$ 44 milhões na duplicação da SC-445. O trecho é de 2,561 quilômetros. Depois que foi incluída no Programa Estrada Boa, a obra ganhou ritmo e segue dentro do cronograma.
Jerry Comper destacou que a duplicação é fundamental para a melhoria do tráfego em uma área urbanizada. “A Duplicação dessa estrada também significa mais desenvolvimento, segurança e facilita o escoamento da produção industrial e agrícola desta região tão desenvolvida de Santa Catarina. Seguimos fiscalizando in loco as obras e cobrando o cumprimento dos contratos”, pontuou o secretário.
A duplicação da SC-445 é uma demanda antiga da população e representa um avanço significativo para a infraestrutura do Sul do estado, com impactos positivos tanto para o transporte de cargas quanto para o tráfego de veículos particulares.
“A importância dessa via é que ela é um grande corredor de parte de Criciúma para a BR-101. Uma ligação forte entre Criciúma e Içara, sem contar que nesse percurso ainda existem grandes empresas, que vão ter mais facilidade de chegar até a BR. Nessa localidade também tem o Corpo de Bombeiros, que aí, quando tiver algum acidente, vai agilizar o atendimento para o pessoal da região, sem contar que, com isso, a expectativa é que diminuam os acidentes, as ocorrências naquela região”, acrescenta o coordenador da SIE na região, Miro Ghisi.