Muitos agricultores familiares acabam deixando o interior em busca de melhores condições na cidade. Em Içara, duas mil famílias ainda permanecem no campo, e da terra, tiram o sustento para viver e comercializar seus produtos. Clodoaldo Monsani, da comunidade de Sanga Funda, é produtor de leite e há cinco anos escoa a produção para laticínios. Ele recebe, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, assessoria técnica de um médico veterinário e engenheiro agrônomo. Entre os benefícios oferecidos está a parceria com o Governo Municipal para horas máquina. A ação faz parte do projeto “Meu caminho melhor”, onde os produtores também recebem saibro para auxiliar no escoamento da produção.
“Com o apoio técnico do Programa Pró-leite incrementamos a produção e melhoramos a qualidade. Além disso, recebemos muitas informações e capacitações para implantar novas tecnologias, usar adequadamente o solo e ainda para melhorar a infraestrutura da propriedade e manejo do rebanho”, explicou Monsani. Os agricultores familiares são os responsáveis pelos alimentos que chegam as mesas dos brasileiros. A agricultura é uma atividade nobre que fomenta também a economia da cidade. Os programas que oferecemos em apoio ao agricultor, são também uma forma de auxiliá-los para que permaneçam em suas propriedades”,destacou o secretário da pasta Valdelir Da Rolt.
Comercialização e conquistas
A agricultora Joicy Gomes Budny, que reside com a família na comunidade de Santa Cruz, produz tomates grape, morangos, abacates e feno. A produção em série é vendida a diversos supermercados da região. “Com dedicação e amor, é possível levar nossos produtos para muitas mesas. Ser agricultora é uma profissão muito gratificante”, diz. Uma novidade para este ano é a venda de pés de morango em vasos, dando a liberdade de cultivar a fruta dentro de apartamentos, casas e jardins. “É também uma forma de aproximar o consumidor do dia a dia dos agricultores”, ressalta Joicy.
“Muitas famílias içarenses vivem exclusivamente dessa atividade. Elas recebem o apoio necessário para comercializar seus produtos com a Feira Fixa, próxima à rodoviária, e também se organizam em associações e cooperativas, como a Copafi. Além disso, tem apoio técnico caso desejem expandir e comercializar seus produtos por meio de agroindústrias, por exemplo. Além disso, a merenda ofertada na Rede Municipal é 100% oriunda do agricultor familiar içarense, oferecendo produtos, na sua maioria sem agrotóxicos, e de qualidade excelente para os estudantes”, destaca o prefeito Murialdo Canto Gastaldon.
Colaboração: Tânia Giusti/Imprensa PMI