Jairo Custódio iniciou 2017 com a missão de comandar Balneário Rincão. E em seu primeiro ano de mandato, precisou “arrumar a casa”, para conseguir dar início a obras estruturantes no município. Nesse caminho, também contou com o apoio dos moradores, que entre outras ações ajudaram a definir as prioridades, através do Orçamento Comunitário, apontando onde os recursos públicos deveriam ser aplicados.
“Quando assumimos a Administração, encontramos uma situação desfavorável, porque a prefeitura estava com uma dívida de R$ 1,8 milhão, e muitos dos fornecedores não queriam mais vender. Balneário Rincão também não possuía certidão negativa e nos primeiros meses não conseguimos receber recursos federais e estaduais”, lembra Custódio.
“Para conseguir quitar as dívidas, fizemos um parcelamento e enviamos para a Câmara de Vereadores para aprovação. Do valor devido, já pagamos mais de 80% e até o fim do primeiro semestre de 2018 deveremos pagar todas as contas. Também recuperamos a Certidão Negativa de Débitos”, comemora.
O prefeito ressalta a importância de contar com a parceria da comunidade na organização das ações. “O Orçamento Comunitário é o grande diferencial em nossa administração. Conseguimos fazer uma forte economia, que foi suficiente para aplicarmos em obras, sejam elas com recursos próprios ou para a contrapartida das verbas federais e estaduais”, expõe.
No projeto, o município foi dividido em oito regiões, para a realização de encontros nas comunidades. Cada bairro elencou três prioridades para serem executadas até o mês de julho de 2018. “Em muitas localidades fomos surpreendidos, pois esperávamos que fossem pedir uma obra e a realidade foi bem diferente. Algumas dessas sugestões já estamos executando, mas a grande maioria das obras devem começar em janeiro ou fevereiro. Desta forma, o orçamento ajudou a balizar a administração”, frisa Custódio.
O total de investimentos previstos para a infraestrutura é de R$ 11,422 milhões.
Especial Jornal Gazeta