Evento para autoridades, imprensa e convidados é organizado pela Associação Progoethe será realizado na quarta-feira (10), na Vinícola Bianco, e conta com apoio da Prefeitura de Orleans
As vinícolas da região dos Vales da Uva Goethe, no Sul de Santa Catarina, abrem nesta semana a programação da XVI Vindima Goethe 2024. A abertura oficial será nesta quarta-feira (10), às 10h, na Vinícola Bianco, em Orleans, com a tradicional colheita simbólica, evento exclusivo para convidados, autoridades e imprensa. “Após um ano muito desafiador para os produtores de uva, enfim, chegou a Vindima. É um momento muito especial, de um ano inteiro de trabalho, onde a gente comemora com muita festa a colheita. Nós esperamos receber muitos visitantes para emergir e compartilhar momentos de alegria e celebrar a tradição, o legado de trabalho, e o amor à vinha e ao nosso terroir”, destaca o presidente da Progoethe, Guilherme Facanali Bianchini.
A XVI Vindima Goethe 2024 será realizada de 13 a 28 de janeiro com programação especial nas seis vinícolas que fazem parte da Associação dos Produtores da Uva e do Vinho Goethe (ProGoethe). Este ano o diferencial da programação que celebra a colheita da uva é a regionalização. Entre a serra e o mar, a região Vales da Uva Goethe abrange os municípios de Urussanga, Pedras Grandes, Morro da Fumaça, Cocal do Sul, Treze de Maio, Nova Veneza, Içara e Orleans.
Colheita Simbólica com pisa de uva e música
A colheita simbólica é realizada com o apoio da Prefeitura de Orleans, por meio da Diretoria de Cultura e da Secretaria de Agricultura do município. A recepção dos convidados será feita pelo Conde D`Eu e a Princesa, depois será realizada a colheita nos parreirais da vinícola, a tradicional pisa da uva, tudo ao som da música tocada por Cleiton Carrer.
A diretora de Cultura de Orleans, Juliana Natal, ressalta a importância de estender a programação para os demais municípios da região do Vales. “Manter as tradições é cultivar o sentimento de pertencimento, e para nós de Orleans, recebemos a Vindima com honra desta cultura e com certeza irá contribuir significamente para a cultura e o turismo da região. Socializar costumes significa a ampliação da cultura, desta forma, levamos um pouquinho das outras regiões do vale, mas, também deixamos um pouquinho de nós”, finaliza.
Programação inicia dia 13 e vai até final de janeiro
De 13 a 28 de janeiro os turistas e visitantes podem caminhar nos vinhedos, sentir o aroma da fruta nos parreirais, participar da colheita da uva e, claro, apreciar o vinho Goethe típico, único e raro. As seis vinícolas participantes: Vinícola Casa Del Nonno, Vigna Mazon, Vinícola De Noni, Vinícola Trevisol, Vinícola Bianco e Vinícola Quarezemin.
prepararam uma programação especial. São sunsets, piqueniques, degustações, cinema ao ar livre e atrações artísticas.
Colaboração: Janine Limas