São oferecidas quatro oficinas de Anatomia Humana, Química, Círculo de Leitura e Organização de Estudos
Buscando integrar estudantes do Ensino Fundamental e Médio no contraturno escolar, o Colégio Universitário está ofertando oficinas de Anatomia Humana, Química, Círculo de Leitura e Organização de Estudos para os alunos.
O objetivo das oficinas é complementar os conteúdos abordados dentro da sala de aula e agregar informações pertinentes para o cotidiano do aluno. “Nossa missão é revisar conteúdos que foram aprendidos antes e ao longo da pandemia da Covid-19. Além disso, também criar hábitos nos estudantes para que eles tenham mais facilidades com os estudos e otimizem o tempo e aprendizagem em geral”, explica a psicóloga Paulina Serafin (CRP-12/18795).
A professora responsável pelas oficinas de Anatomia Humana e Química, Thayse Mazzucco, comenta que os encontros acontecem duas vezes ao mês, onde eles participam de uma aula expositiva e prática, observando as estruturas do corpo humano, respeitando cada sistema que constitui um organismo.
Já a oficina de Organização de Estudos é liderada pela psicóloga Paulina Serafin (CRP-12/18795). “O objetivo é proporcionar aos alunos um espaço onde possam desenvolver métodos de estudos e otimizar sua aprendizagem, desde organização do espaço físico, até mesmo estilos de aprendizagem, técnicas de gestão de tempo, técnicas de registro de conteúdo, por exemplo”, ressalta Paulina.
O processo de ensino-aprendizagem é um sistema complexo, que necessita de constantes otimizações, tanto da parte docente quanto da parte discente. A oficina de Organização de Estudos, é pensada dentro deste processo com o olhar da psicologia escolar, que entra como parte essencial em auxiliar e intervir.
Já o Círculo de Leitura é comandado pela professora de português e literatura, Thamiris Dondóssola. “É um projeto que objetiva, principalmente, aumentar o número de leitores do Colégio Universitário. De modo geral, professores e alunos fazem a leitura de um livro durante o período de um mês e marcam um encontro para debater a obra lida”, comenta.
A aluna Victoria Yanni está participando da oficina Círculo de Leitura e compareceu em todos os encontros. “O momento do círculo envolve muito sentimento, eu faço de tudo para participar porque eu adoro e vou me surpreendendo a cada encontro. Poder discutir sobre literatura é algo fantástico”, destaca. Já a estudante Tiê Csapo acrescenta sobre a possibilidade de debater com outras pessoas a mesma obra. “É muito gostoso conversar com as meninas sobre o livro, pois quando você lê uma obra que outras pessoas também leram, é possível socializar sobre a história e as teorias malucas que criamos”, acrescenta.
“O Círculo de Leitura é uma experiência sensacional, eu amo participar porque toda nova leitura proporciona uma nova experiência. Sempre trazendo novos gêneros e autores, o projeto traz desde livros curtos e leves a livros com uma crítica profunda que vão te fazer chorar. Amo participar e acho incrível a forma como conversamos e falamos nossas diferentes opiniões sobre a história”, pontua a estudante Karine dos Santos.
Colaboração: Rafaela Custódio/Traquejo Comunicação