Cocal do Sul decretou, nesta quarta-feira (18), situação de emergência em razão das fortes chuvas registradas na noite de terça-feira.
O grande volume de precipitação, superior a 80 milímetros em curto espaço de tempo, provocou enxurradas e alagamentos pontuais em diferentes bairros, atingindo residências e trechos da malha viária, inclusive no interior.
Conforme o Plano de Assistência encaminhado ao Estado, foram contabilizados 20 desalojados e aproximadamente 200 pessoas afetadas. Entre os itens solicitados para atendimento emergencial estão 50 cestas básicas, 70 kits de higiene pessoal, 70 kits de limpeza e 30 kits dormitório.
Segundo o prefeito Ademir Magagnin, o fator determinante para os alagamentos foi a intensidade da chuva concentrada em poucas horas.
“Foi um volume bastante alto, mais de 80 milímetros, em um curto espaço de tempo. Isso foi o que de fato provocou esses alagamentos. Agora todas as secretarias estão mobilizadas para fazer a limpeza, atender as famílias e restabelecer a normalidade”, afirmou.
O coordenador regional da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, Jeferson da Silva, que esteve no município acompanhando a situação, reforçou a explicação técnica.
“O que a gente teve foi uma enxurrada. Quando chove acima de 80 milímetros em curto período de tempo, acaba sobrecarregando o sistema de drenagem dos bairros, ocasionando alagamentos pontuais que atingem residências”, explicou.
Com o decreto de situação de emergência, o Município poderá agilizar o recebimento de assistência humanitária e ampliar o acesso a recursos estaduais e federais para apoiar as famílias atingidas e recuperar as áreas afetadas.


















