sábado, 25 maio, 2024
Ultimas noticias

Cinema na praça com programação para a família inteira vai visitar 36 cidades do estado

Cinemóvel Solar tem sistema de projeção com energia sustentável e valoriza audiovisual catarinense

 

Espaços públicos de 36 municípios das diferentes regiões do estado vão receber um projeto cultural de democratização do acesso à cultura e valorização da produção audiovisual local. O Cinemóvel Solar – Mostra de Cinema Itinerante é gratuito, aberto ao público e pega a estrada no dia 5 de março. Por mais de dois meses, um caminhão especialmente adaptado vai estacionar em praças e outros locais de fácil acesso e promover sessões de cinema com filmes brasileiros – entre eles sucessos como O Menino e o Mundo, O Porteiro, O auto da Boa Mentira e Nas ondas da Fé – e curtas e média metragens produzidos em Santa Catarina.

Além da popularização do acesso à cultura, o projeto tem outra bandeira: a sustentabilidade. A grande tela de exibição dos filmes é abastecida com energia fotovoltaica captada a partir de placas instaladas no alto da carroceria do caminhão e armazenada em baterias que garantem autonomia de até três dias para o sistema.

A viagem segue até maio e a programação cultural é variada. Os filmes selecionados, sucessos do cinema nacional, agradam diferentes perfis de público e devem reunir famílias inteiras na plateia montada em cada localidade. As sessões terão ainda a apresentação de curtas metragens produzidos em Santa Catarina e especialmente selecionados pelo jornalista Guto Lima, que atua há mais de vinte anos com produção audiovisual.

A primeira parada será em Guarujá do Sul, no Oeste catarinense, com a exibição do curta “ O caminho da roça” da Três Quadros Produtora. Ainda na região, o Cinemóvel Solar vai passar por Palmitos, Coronel Freitas, Bom Jesus, Arabutã e Lebon Régis. Depois, segue viagem para a Serra e as outras mesorregiões catarinenses (Veja programação completa abaixo).

O Cinemóvel Solar é um projeto cultural realizado pela Magma Cultura, por meio do Programa de Incentivo à Cultura, o PIC, do Governo do Estado de Santa Catarina, aprovado pela Fundação Catarinense de Cultura. O Cinemóvel Solar conta com as incentivadoras Celesc e Frahm.

Programação: Exibição de curtas e documentários catarinenses às 19h30 e Sessões de cinema às 20h
Os filmes que serão exibidos: O auto da boa mentira; Nas ondas da Fé; O Porteiro e O menino e o mundo

Roteiro:
Mesorregião Oeste
Guarujá do Sul – 05 e 06 de março
Palmitos – 07 e 08 de março
Coronel Freitas – 09 e 10 de março
Bom Jesus – 12 e 13 de março
Arabutã – 14 e 15 de março
Lebon Régis – 16 e 17 de março
Demais regiões
Mesorregião Serrana – 19 de março a 05 de abril
Mesorregião Vale do Itajaí – 06 de abril a 19 de abril
Mesorregião Norte- 23 de abril a 05 de maio
Mesorregião Sul – 07 de maio a 19 de maio
Mesorregião Grande Florianópolis- 21 de maio a 02 de junho

 

 

Colaboração: Rede catarinense de notícias

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis