A tarde da última quarta-feira, dia 15, foi um dia muito especial para o Clube de Idosos Mensageiros da Amizade, eles foram contemplados com uma sessão de cinema do projeto Cine CRAS. Com um cenário todo criado com direito a pipoca e ao escurinho para curtir melhor a sessão, os participantes assistiram o filme “Antes de Partir”, que conta a história do bilionário Edward Cole e o mecânico Carter Chambers, dois pacientes terminais que estavam em um mesmo quarto de hospital. Eles resolvem escrever uma lista das coisas que desejavam fazer antes de morrer e fogem do hospital para realizá-las.
Os idosos acompanharam a produção com muita atenção e após o filme realizaram uma dinâmica com o psicólogo do CRAS Jessé Mendes. Com o sorriso estampado no rosto, eles relataram a experiência de voltar a assistir um filme como se estivessem no cinema. O aposentado Gilberto Taraskevicius relatou que assistir ao filme o fez lembrar-se da adolescência, quando contava os dias para chegar o fim de semana para assistir os filmes em cartaz. “Reviver estes momentos bons é muito gratificante”, destaca o aposentado.
O cine CRAS tem a finalidade de promover lazer, desenvolvimento social, cultura e senso crítico a sociedade, tendo em vista a necessidade de ações que proporcionam cultura e lazer. O CRAS ofertará cinema nos espaços das comunidades que não são equipados com sala de cinema e é carente de eventos culturais para as famílias, o método para difundir ideias e sabedoria com lazer e recreação por meio de obras cinematográficas.
O gestor das pastas de Educação e Assistência Social Adroaldo Faraco, explicou que o projeto foi inscrito no Simpósio Catarinense de Assistência Social que reconhece os melhores programas da pasta que são realizados nos municípios e podem virar projetos para todo o Estado. “Para ficar caracterizado como uma sessão de cinema chegamos a comprar um carrinho de pipoca” ressalta Faraco. A próxima sessão já está marcada para o dia 20 de setembro.
Colaboração: José Adílio Silveira/Imprensa PMBR