A atuação conjunta entre os municípios da Região Carbonífera, por meio do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da AMREC (CIM-AMREC), foi novamente destaque na reunião do Comitê de Inspeção Industrial e Sanitária, realizada na manhã desta terça-feira (1º/04), no auditório da AMREC, em Criciúma. O encontro reuniu representantes técnicos dos municípios consorciados com o objetivo de fortalecer a atuação dos Serviços de Inspeção Municipal (SIM), por meio de capacitações, atualização de metodologias e integração tecnológica.
A médica veterinária do CIM-AMREC, Bruna Corrêa Viel, destacou a importância da reunião para alinhar os procedimentos técnicos entre os municípios e ampliar a qualidade da inspeção sanitária na região. “Nosso foco é qualificar continuamente as equipes e promover a padronização das ações, garantindo mais segurança alimentar e confiança nos produtos de origem animal produzidos localmente”, afirmou.
Durante o encontro, foram apresentadas as atualizações do novo software de gestão dos Serviços de Inspeção Municipal. O diretor da empresa responsável, Idioni Molgaro, conduziu o treinamento com foco nas funcionalidades da plataforma, que agora conta com versão web, painéis personalizados para supervisores, inspetores e estabelecimentos, além de ferramentas analíticas para o controle de produção e vistorias. A capacitação para os estabelecimentos registrados no SIM está agendada para o dia 15 de abril, na sede da Amrec.
Outro destaque do encontro foi o treinamento ministrado pela médica veterinária Mariana Feltrin Canever, do município de Cocal do Sul. Ela apresentou a metodologia para cálculo do Risco Estimado Associado ao Estabelecimento, que define a frequência ideal das fiscalizações com base em critérios técnicos e objetivos. A proposta visa garantir maior eficiência nas ações de inspeção e padronizar a atuação dos serviços municipais, elevando os padrões de segurança sanitária.
Colaboração: Comunicação Amrec