Na repressão ao crime, é preciso dois elementos fundamentais: equipamentos e efetivo. Pelo menos no primeiro quesito, a Guarnição Especial de Içara da Polícia Militar (GEIC) contou com reforços em 2018, sobretudo em relação às viaturas, amenizando o sucateamento da frota.
Em setembro, chegaram à GEIC dois veículos para utilização em Içara e um para o serviço em Balneário Rincão, município também atendido pela corporação. No início de dezembro, foram entregues mais duas viaturas à Polícia Militar, dessa vez pelo município de Içara, para uso no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) e na Rede de Proteção Escolar. “As viaturas auxiliam na segurança dos policias e nas idas às ocorrências”, diz o comandante da 1ª Companhia da GEIC, tenente Tiago Lemos.
Segundo ele, também houve incremento de policiais durante o ano. “Não temos uma escola de formação de novos soldados, por isso não temos expectativa de receber um plus no efetivo a curto prazo. Mas conseguimos dar conta de Içara e Balneário Rincão com o que temos”, assegura.
Para isso, a Polícia Militar conta com o apoio da comunidade. “Conseguimos reduzir o número de furtos e roubos com a Rede de Vizinhos, que tem a participação de moradores. Eles atuam na prevenção e auxiliam o trabalho da polícia”, comenta Lemos.
O programa existe em mais de 30 comunidades içarenses e continua em expansão. “Estamos sempre tentando agregar mais bairros. Os próximos locais serão na região da Esplanada”, projeta o policial.
Ele destaca a disponibilidade para que outros bairros participem. “Continuamos à disposição para implementar em novas localidades. Para isso, marcamos uma reunião de sensibilização. Na sequência, passamos um curso e, então, ocorre a entrega das placas”, detalha.
Especial Jornal Gazeta