quarta-feira, 27 março, 2024
Ultimas noticias

Receita especial do “pão nosso de cada dia”

Chef PV Show ensina a fazer um pão caseiro, receita mais buscada por internautas no último ano

Hoje em dia ele é o vilão de muitas dietas, mas pra mim, ele é o aliado da alegria. Estou falando o pão, especificamente o caseiro, que faz parte de quase todas as mesas. Segundo o portal UOL, ele foi a receita mais procurada por internautas em 2020.

Mas como se explica essa busca? O pão francês é excelente na padaria, crocante, novinho. No entanto, ainda existem muitas famílias que não tem acesso diário as mesmas, com isso, elas acabam fazendo o seu próprio pão. Em minha família, as fatias são tostadas na frigideira e recebem um belo ovo frito. Esses pães também podem receber antepastos e ter até versões doces e salgadas. Mas que tal fazermos o clássico?

Pão Caseiro do Chef PV Show

INGREDIENTES: 1 kg de farinha de trigo aproximadamente. 1 e 1/2 xícara de leite morno (aprox. 400 ml), 1/2 xícara de água morna, 1/2 xícara de óleo (aprox. 100 ml), 4 colheres (sopa) de açúcar (aprox. 200 g), 1 colher (sopa) de sal, 2 ovos e 30 g de fermento biológico fresco ou 10 g de fermento biológico seco.

MODO DE PREPARO: Em uma tigela, dissolva o fermento no açúcar e acrescente o sal, os ingredientes líquidos, os ovos e misture muito bem. Acrescente aos poucos a farinha até formar uma massa macia e sove bem a massa. Deixe a massa descansar por aproximadamente 1 hora. Após o crescimento, divida a massa, enrole da forma que desejar, coloque nas formas e deixe crescer até dobrar de volume. Leve para assar em forno médio (200° C), preaquecido, por aproximadamente 30 minutos. Retire o pão do forno e pincele leite para a casca ficar mais macia.

Dica: se você quiser um pão ainda mais fofinho, ajuste a quantidade de fermento para  45 g e, se quiser regular o sal, pode usar apenas 1/2 colher (sopa) como fizemos no vídeo-receita.

A receita de pão caseiro é mais prática do que muitos imaginam, mas para que ele saia perfeito, é preciso respeitar o tempo de descanso da massa e as temperaturas. Por isso, uma boa dica é deixar seu pão caseiro descansando no forno bem baixinho e com a porta entreaberta, assim ele cresce bastante e deixa o processo de fazer pão caseiro simples e rápido! 

Por mais que esteja fazendo um pão caseiro salgado, não esqueça do açúcar no seu pão caseiro simples: ela serve de alimento para o fermento, portanto não vai deixar seu pão caseiro doce – para fazer uma versão doce, por exemplo, precisaria de muito mais açúcar!

Se você tem uma receita que gostaria de compartilhar conosco, escreva para pvdalpont@gmail.com e nos conte!

Gostou da notícia então compartilhe:

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis