A região de abrangência da Cooperativa Fumacense de Eletricidade (Cermoful), dentre elas os bairros Demboski e Presidente Vargas, em Içara, acabam de ganhar um importante aliado para o desenvolvimento socioeconômico. A Subestação Cermoful, recém construída, já beneficia os consumidores ligados ao sistema elétrico. A obra com custo aproximado de R$ 12 milhões deve atender a crescente demanda de indústrias, empreendimentos residenciais e comerciais.
A Cermoful contava com um único ponto de suprimento de energia através da Subestação da Celesc localizada em Morro da Fumaça. De acordo com o presidente da cooperativa, Ricardo Bittencourt, a obra foi realizada em local estratégico, visto a concentração de indústria ao redor. “Com a ativação desta subestação, a qualidade do sistema elétrico aumenta, ocorre a diminuição de perdas elétricas na distribuição e a cooperativa passa a ter capacidade de instalação de novas cargas”, destaca Bittencourt.
A Subestação está localizada na Rodovia Otávio Da Soller, em Criciúma, e possui como estruturas físicas: postes, seccionadoras, disjuntores, religadores, banco de capacitor e um transformador regulador de 20/26 MVA. “É um sistema complexo. É uma subestação de característica rebaixadora que transforma o nível da tensão de 69kV para 13,8kV. A complexidade dada a configuração da planta torna a Subestação possível de dobrar sua capacidade de fornecimento, através da ampliação”, explica o engenheiro eletricista Adelcio Cavagnoli.
Colaboração: Assessoria Cermoful